BrasilDestaque

POLÍTICA. Atos realizados em várias cidades, SM inclusive, protestaram contra projetos do governo

Na pauta, vacina e ainda oposição às privatizações e à Reforma Administrativa

Unidade e mobilização, caminhos para barrar a PEC 32, na aula pública na Praça Saldanha Marinho (foto Bruno Silva/Sedufsm)

Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM / Com informações do Andes/SN

Um dia de luta e de greve em defesa dos serviços públicos e pelo Fora Bolsonaro e Mourão, realizado em todas as 27 capitais e em pelos menos outros 60 municípios brasileiros. Essa é a definição dessa quarta, 18A, quando foram realizadas manifestações em defesa das servidoras e dos servidores públicos, contra a Proposta de Reforma Administrativa (PEC 32), a privatização das estatais e a Medida Provisória (MP) 1045. Em Santa Maria, sindicatos, partidos e movimentos promoveram uma aula pública na praça Saldanha Marinho.

LEIA TAMBÉM:

Em ato na Praça, movimentos pedem que população diga NÃO à Reforma Administrativa”, de Bruna Homrich, da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) (AQUI)

Na pauta dos protestos também foram incluídas outras reivindicações, como por exemplo, a ampliação do auxílio emergencial, vacina para todas e todos, e ainda mais emprego, saúde e educação para a população. Os atos começaram pela manhã e ocorreram ao longo de todo o dia, sendo que em alguns lugares chegaram ao final da tarde e até adentraram a noite.

O 18A, inicialmente chamado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) em conjunto com servidores de estados e municípios e trabalhadores das estatais como um dia de greve dos serviços públicos, foi incorporado na agenda de lutas das centrais sindicais e pela campanha Fora Bolsonaro…

Rio Grande do Sul

Já no Rio Grande do Sul, em diversas partes do estado foram realizados protestos, panfletagens e passeatas. Em Santa Maria, sindicatos e movimentos sociais realizaram uma aula pública sobre a reforma administrativa, às 15h, na Praça Saldanha Marinho. Em Pelotas, o ato foi no largo do Mercado Público, a partir das 16h30. Em Rio Grande, houve panfletagem, a partir das 14h, no Largo Dr. Pio. Em várias universidades e institutos federais do estado, as seções sindicais colocaram outdoors e faixas expondo os riscos da PEC 32. Na capital Porto Alegre, além de atos realizados pela manhã, estava prevista uma grande caminhada unificada, partindo da Esquina Democrática às 18h.


“Nós tivemos uma adesão muito grande das nossas seções sindicais. Mais de 60 seções realizaram assembleias e construíram localmente atos no dia de hoje. A greve do serviço público movimentou muitos estados e municípios com mobilizações. Foi importante também para demonstrar, de modo unificado e efetivo, o enfrentamento à PEC 32. Importante pra fortalecer também a luta pelo Fora Bolsonaro”, avaliou Rivânia Moura, presidente do ANDES-SN.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo