Homenagem. No Dia da Indústria, empresas cinqüentonas de SM vão receber medalha da Cacism
Está marcado para 29 de maio o tradicional jantar do Dia da Indústria. Em 2008 haverá novidades na promoção da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism). A entidade pretende, com seus apoiadores, homenagear as indústrias locais que tenham no mínimo 50 anos. E mais: essa premiação será permanente e vai levar o nome Medalha José Carlos Kruel, lembrando um dos pioneiros do setor.
Outra particularidade é a promoção fazer parte da programação dos 150 anos de Santa Maria. Assim, a habitual premiação dos Destaque Indústria e Mérito Industrial será sempre lembrada como a do Sesquicentenário. A propósito de todas essas questões, saiba mais detalhes no material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria da Cacism. O texto é da jornalista Carla Suptitz. A seguir:
Festa do Dia da Indústria será especial em
homenagem aos 150 anos de Santa Maria e
200 anos da indústria no Brasil
A festa do Dia da Indústria em Santa Maria será especial neste ano, em comemoração aos 150 anos do município e bicentenário da indústria no Brasil.
O evento é promovido pela CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria), com participação do SINDUSCON (Sindicato da Construção Civil), Rede Moveleira de Santa Maria; Sindicato da Confecção de Santa Maria, ASINCER (Associação da Indústria da Cerâmica de Santa Maria), SIMMAE (Sindicato das Indústrias de Metal Mecânica e Material Elétrico) e AHTURR (Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria).
50 ANOS DE TRABALHO RECEBEM HOMENAGEM
Para marcar as duas datas, o jantar festivo deste ano prestará uma homenagem especial às indústrias santa-marienses com mais de 50 anos de atuação.
As homenageadas receberão a Medalha José Carlos Kruel, que, a partir desta edição, será entregue a toda indústria local ao completar 50 anos.
José Carlos Kruel foi um grande líder empresarial santa-mariense no final do século IX, tendo sido um dos fundadores e primeiro presidente da então Associação Comercial de Santa Maria, futura CACISM.
Os arquivos históricos da CACISM e das co-promotoras do evento já identificaram 11 empresas fundadas em 1958 ou antes.
A comissão organizadora está solicitando que as indústrias santa-marienses criadas até este ano procurem a secretaria da CACISM para confirmar se estão na relação das homenageadas, uma vez que mudanças societárias ou a alteração da razão social podem ter modificado a data original de fundação.
HISTÓRIA
O Jantar do Dia da Indústria, quando são entregues os prêmios Méritos Industriais por setor, Destaque Indústria e Destaque Indústria Pequeno Porte, foi criado em 1976. Desde então, anualmente a CACISM, em conjunto com os sindicatos e associações de empresas industriais, escolhe as melhores de cada setor para serem homenageadas.
O bicentenário da indústria nacional, comemorado em 2008, está ligado diretamente à chegada da família real portuguesa ao Brasil. O primeiro passo aconteceu quando dom João revogou, em 1º de abril de 1808, um alvará que proibia a fabricação de produtos manufaturados na então colônia portuguesa. A liberação deu início ao surgimento dos primeiros moinhos de trigo, fábricas de móveis, tecidos e pólvora.
Além de reconhecer as indústrias que produzem no município há mais de 50 anos, os 150 anos de Santa Maria serão homenageados com uma decoração especial do salão de eventos.
A entrega dos prêmios acontece no Jantar do Dia da Indústria, dia 29 de maio, às 20h, no Park Hotel Morotin. Convites já estão à venda na CACISM e entidades parceiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.