Destaque

ECONOMIA SOLIDÁRIA. A poucas horas do fim, ainda há muitas atrações esperando pelo público das feiras

Público tem comparecido em massa ao Centro de Referência Dom Ivo. E o que não falta são atrações, a poucas horas do final dos eventos
Público tem comparecido em massa ao Centro de Referência Dom Ivo. E o que não falta são atrações, a poucas horas do final dos eventos

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa dos eventos da Economia Solidária

Faltam poucas horas para o encerramento da 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, em Santa Maria-RS, mas ainda dá tempo de visitar a Feira. O evento tem diversas atrações no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Parada obrigatória é o Túnel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) com a presença de dezenas de produtores de assentamentos gaúchos. No local é possível adquirir produtos coloniais como mel, feijão, doce de leite, queijo, melado, cuca, bolacha, frango colonial, amendoim, laranja, bergamota, esponja, ovos, manteiga, sal temperado, vinho e muito mais. Há também sementes crioulas, como Feijão Mucuma, Rúcula Crioula, Cateto Vinho, Trevo e Cornichão, Soja Preta, Mogango de Pescoço, Milho Rajado, Feijão Sopinha, entre outros.

– Toda semente tem a sua história. O Feijão Sopinha, por exemplo, foi trazido pelas negras escravas nos cachos dos cabelos. É uma semente sagrada nos quilombos – explica Pedro Kinkel, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Em Panambi-RS, o produtor trabalha com mais de 200 variedades de sementes crioulas.

Ao lado Túnel do MST está a Aldeia Arco-Íris, da Nação Tumbumbaiê. No local são oferecidos serviços como massagens, reiki, conê chinês, contação de histórias, sucos naturais feito por crianças, tarô cigano, medicinas naturais e artesanatos xamânicos.

Entre as centenas de expositores presentes na Feira, destaque para Jorge Nascimento, que veio de Parintins-AM, apresentar os produtos da marca Nusoken (significa Jardim do Imperador), organização indígena do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé, os filhos do Waraná (guaraná). Esta é a terceira vez que Nascimento está presente na Feicoop. Ele comercializa produtos como Guaraná em Pó (orgânico), Unha de Gato (pó), Mairaruira (pó), Óleo de Copaiba, Mel de Abelha sem ferrão e Mirantã (pó).

– Nossos produtos possuem responsável técnico, selo da CERES (certificadora alemã) e o selo da Agricultura Familiar. Enviamos para todo o Brasil e também exportamos para Itália e França através do nosso site www.nusoken.com. Um dos produtos mais procurados é o Guaraná em Pó, um energético orgânico. Apenas uma colher é suficiente para o dia todo. Também é ideal quando você precisa, por exemplo, se manter acordado para estudar de madrugada – relata Nascimento.

A Feira também está repleta de atrações culturais na tarde deste domingo. Às 14h, haverá apresentação do Grupo Madre Francisca e Grupo Atoque; às 15h, ocorre a apresentação do Coral Vidas em Canto, Coral Canto e Magia e Percussão Som da Vida; às 15h45min sobe ao palco a Gaiteira Marieta, do Lar das Vovozinhas de Santa Maria; e às 16h o destaque fica com Antônio Gringo e Regina Dellagerisi. Todas as apresentações ocorrem no Palco da Feira, junto à Praça de Alimentação.

A programação de oficinas e seminários se encerra logo mais com a Oficina de Contratação de Empreendimentos de Catadores e Catadoras para Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, às 14h, prevista para o Lonão 4 “Margarida Alves”; e com a Oficina Como montar um Jornal Comunitário – Mídias Sociais, Educomunicação, Comunicação Regional, às 16h, no Lonão 03 – “Eduardo Galeano”.

A 23ª Feicoop teve início na sexta-feira (8), com a exposição de cerca de 10 mil itens entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas. A cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira, quando serão divulgados os números do evento e a Carta da 23ª Feicoop. A entrada é gratuita.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo