CulturaDestaque

CULTURA. 14º “Santa Maria Vídeo e Cinema” tem neste sábado o dia de conhecer seus vencedores

56 curtas-metragens disputam o troféu Vento Norte nas mostras competitivas

Ao todo, 56 curtas-metragens concorrem ao troféu Vento Norte nas mostras competitivas local e nacional do evento (foto Divulgação)

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

E chegou o grande dia! Neste sábado, às 20h, serão conhecidos os vencedores do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo, pelo Facebook (AQUI) e pelo canal do festival no Youtube (AQUI) a partir das 20h.

Nesta edição, 40 filmes concorrem na Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e 16 disputam a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). 

O Júri Oficial premia com o Troféu Vento Norte os melhores trabalhos nas categorias Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Também receberão troféus os filmes eleitos pelo público, por votação popular.

Os curtas participantes ainda podem receber uma série de prêmios especiais, como o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos, além de distinções concedidas por parceiros do festival. É o caso do Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado pela Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); o Troféu Rede Sina, entregue ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina; o Prêmio Diário de Santa Maria, concedido ao melhor curta eleito por votação popular no site do jornal; e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre Justiça, juventude e prevenção, concedido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

O júri

O júri oficial da Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região é formado pelas atrizes Manuela do Monte e Paula Souza e pelo ator e diretor Rafa Sieg.

A comissão julgadora da Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros conta com o comunicador e músico Domício Grillo, com o professor e escritor Enéias Tavares; com o músico Gerson Rios Leme; com o diretor Maurício Canterle; com as jornalistas Michele Silveira e Mônica Kanitz; e com a produtora de cinema Solange Souza Lima Moraes.

O festival

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. A partir de 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento é realizado de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O festival é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

FUNDAÇÃO ENY APRESENTA

14° Santa Maria Vídeo e Cinema
De 14 a 18 de setembro

Realização
SMVC

Co-promoção
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Organização
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo