JornalismoMídiaNegócios

MÍDIA. Despenca a tiragem dos jornais gaúchos. ZH foi o que mais perdeu leitores: perto de 33% em um ano

Do portal Coletiva.Net, especializado em Mídia no Rio Grande do Sul

A circulação de jornais impressos do Rio Grande do Sul teve queda no último ano. Segundo dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), na comparação de junho deste ano com junho de 2015, apenas o Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, apresentou crescimento, enquanto outros nove decaíram. A última posição está ocupada por Zero Hora, que baixou 32,78% no período, caindo de 199.086 para 133.828.

jornaisEm junho do ano passado, os 10 jornais auditados pelo órgão colocavam nas ruas, em média, 617.120 exemplares pagos por dia. No mesmo mês de 2016, o número já era de 479.819. Depois de ZH, o impresso que mais decaiu foi o Diário de Santa Maria, do mesmo grupo, que diminuiu de 18.662 exemplares para 14.012, representando uma queda de 24,92%. Outro impresso do Grupo RBS que está no índice é o Diário Gaúcho, que teve uma queda de 16,85%, passando de 144.687 para 120.313.

Dentre os que tiveram menor queda, está o Correio do Povo, que baixou de 102.688 para 89.665 jornais em circulação no período, o que representa 12,68%. Depois está o Diário de Canoas, do Grupo Sinos, com queda de 13,90%, caindo de 6.318 para 5.440 impressos em circulação.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: o jornal A Razão, de Santa Maria, não é filiado ao IVC, e por isso não é submetido à auditoria e, portanto, não há dados sobre o periódico santa-mariense pelo instituto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Existe um documentário de 2011 chamado “Primeira Página: por dentro do New York Times”, disponível no Youtube. Muito bom, mostra muito. Numa passagem um noticiário de tv anuncia: “o obituário do NYT hoje está cheio de anúncios de mortes…de jornais”. O processo para decidir o que vai ser publicado, o que vai na primeira página, as dificuldades, as ameaças de processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo