Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
BrasilDestaque

CONGRESSO. Aprovado projeto que atualiza regras para a mudança de nome no RG após o casamento

Proposta passou pela Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados

Do portal especializado Congresso em Foco / Reportagem de Sylvio Costa (com Cynthia Araújo)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 27, o Projeto de Lei (PL) nº 6785/16, que altera as regras para emissão de carteira de identidade quando há mudança de sobrenome após o casamento. Atualmente, apenas as mulheres precisam apresentar a certidão de casamento, caso queiram alterar o nome de solteira. A exigência não é feita ao homem.

De acordo com a Agência Câmara, o PL apresentado pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) propõe a alteração da Lei 7.116/83, que determina que tanto o homem quanto a mulher que tenham alterado o sobrenome após casamento deverão apresentar a certidão de casamento para pedir a identidade.

A mudança do novo Código Civil, em 2002, autorizou homens a incorporar o nome da esposa. Desde 2013, a Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconhece aos casais homoafetivos os mesmos direitos.

A relatora, deputada Mara Rocha (PSDB-AC), deu parecer favorável ao projeto. “A proposta busca consolidar a isonomia entre homens e mulheres no que tange à solicitação de carteira de dentidade, tendo em vista que o ordenamento jurídico permite também ao homem requerer o acréscimo do nome de família da esposa ao seu nome de casado”, afirma a parlamentar, reconhecendo que é necessário adequar a lei ao novo parâmetro legal.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já tinha sido aprovada pela Comissão de Segurança Pública, em 2017, mas foi redistribuída às comissões temáticas, após a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher pedir para analisá-la. Em junho deste ano, a Comissão dos Direitos da Mulher também aprovou a proposta, que agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo