CidadaniaEconomia Solidária

CIDADANIA. Feira da Biodiversidade inicia na sexta. Hoje começou a montagem, num sistema de mutirão

Montagem através de um mutirão. Na foto, alguns dos que dele participaram: Mathias Townsend, Gabriel Araújo, Luiz Antonio Righi, João Marcos Kanieski e Gabriele Giacomini
Montagem através de um mutirão. Na foto, alguns dos que dele participaram: Mathias Townsend, Gabriel Araújo, Luiz Antonio Righi, João Marcos Kanieski e Gabriele Giacomini

Por MAIQUEL ROSAURO (Texto e foto), da Organização do Evento

Prepara-se para conhecer um novo mundo de alternativas sustentáveis, no qual o meio-ambiente e a vida são colocados em primeiro lugar. Inicia na próxima sexta-feira (15) a 1ª Feira da Biodiversidade. O evento que ocorre até domingo (17) será realizado no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, nos fundos da Basílica de Medianeira, em Santa Maria), entre 9h e 19h.

A Feira será dividida em nichos (Arte e Cultura Digital; Rádio e Produção da Rede; Roda de Oralidade; Permacultura; Biologia e Alimentação Saudável; e Espiritualidade). A montagem dos espaços teve início na manhã desta quarta (13).

Um dos líderes do mutirão é o engenheiro eletricista e civil, Luiz Antonio Righi, que irá apresentar soluções sustentáveis na Feira. “Iremos montar uma casa construída com caixas de leite longa vida e garrafas pet”, garante Righi.

Os trabalhos nesta quarta-feira iniciaram pelo nicho da Espiritualidade, no qual está sendo erguido um paraboloide hiperbólico com bambus, armação de borrachas e cobertura de tecidos. O espaço servirá de sede para cerimônias de capoeira, yoga, dança circular, entre outras.

 “A Feira é importante no aspecto cultural, apresentando diversas iniciativas a favor do meio-ambiente, como agroecologia e eficiência energética. Além disso, a Feira é uma expressão dos jovens”, afirma Righi.

Quem concorda é o jovem engenheiro eletricista João Marcos Kanieski, que também coordena o mutirão. “A Feira é a celebração de uma rede que já está acontecendo e se formando em Santa Maria”, relata.

O evento ainda terá a presença de 100 índios das etnias kaingang e guarani, além de participantes vindos de Porto Alegre, Encantado, Erechim, Silveira Martins, São Pedro do Sul, Ibaramã, Passo Fundo, entre outros municípios gaúchos. 

A Feira é organizada pela Rede Biodiversidade, formada por diversas instituições e entidades, como Aldeia da Paz, Assentamento Mariguela, Ateliê Casa 9, Bambuzinho Eficiência Energética, Casa do França, CCD POA, CMID, Coletivo Criorama, Comuna Pachamama, CSA, Damaru Blue Beats, Ecoecoa Coletivo, Entreautores, Esquina 249, Festa da Biodiversidade POA, Gadea Produções, Geringonça, Giacomelli Produção Cultural, Grupo de Capoeira Oxóssi, Integrais de Itaara, Jardim Botânico da UFSM, Nação Tutumbaiê, Projeto Esperança/Cooesperança, Samba dos Pampas, Sebo Camobi, Tribo da Lua Vermelha e UFSM.

Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 9906-3304.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. "When the moon is in the seventh house
    And Jupiter aligns with Mars
    Then peace will guide the planets
    And love will steer the stars
    This is the dawning of the age of Aquarius
    The age of Aquarius, Aquarius…"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo