CulturaDestaque

QUE TAL? Websérie codirigida por santa-mariense terá a 3ª temporada exibida em TV norte-americana

Trabalho de Deborah Finochiaro e Luiz Alberto Cassol vai ao Massachusetts

Por Tatiana Py Dutra (com imagem de Divulgação) / Da Padrinho Agência de Conteúdo

O combate à violência doméstica é assunto universal e essa certeza foi reforçada, recentemente, pelo anúncio de que a 3ª temporada da websérie Confessionário – Relatos de Casa será exibida na TV norte-americana.

A produção – idealizada e dirigida pela atriz e diretora Deborah Finocchiaro e pelo cineasta Luiz Alberto Cassol – entrará na grade do Channel 95, da Lowell TeleMedia Center, de Massachusetts (EUA). O primeiro dos nove episódios será exibido em 21 de novembro de 2021.

“É mais uma conquista do nosso projeto, mais uma realização e uma possibilidade de expandir essa questão tão grave e tão séria, que é a violência, contra a mulher e em todos os sentidos”, valoriza Deborah.

“O fato de a terceira temporada ser legendada em inglês possibilita chegar em outros países e canais, fazendo com que os relatos que o Confessionário apresenta sejam denunciados para mais e mais pessoas”, ressalta Cassol.

Quem abriu as portas a websérie na telinha gringa foi a brasileira Alexandra Fischer, que apresenta no Channel 95 o programa “A Hora da Poetisa”, dedicado a valorizar a cultura de seu país. Admiradora de Deborah desde os anos 90, quando assistiu ao espetáculo “Pois, é Vizinha…” e fez um workshop com a atriz, a agora imigrante convidou-a para uma entrevista sobre suas atividades. Entre elas, o Confessionário. 

A apresentadora acabou concluindo que a série – na qual atrizes interpretam relatos reais de violência doméstica – seria útil também para o público norte-americano.

“Em Massachusetts, uma em 3 mulheres e um em 5 homens reportaram já ter sofrido violência doméstica e/ou sexual. Nos Estados Unidos, durante a pandemia, os casos de violência e crimes desta natureza aumentaram. Para que essa realidade seja transformada, precisamos mudar a maneira com que escolhemos vê-la e como respondemos a isso. Com a websérie, essa violência que fica escondida, e que aumenta com perpetuação do silêncio, é exposta. As vozes, histórias e reflexões daqueles que sofreram e, ainda sofrem a violência, são amplificadas”, afirma.. 

A série

As três temporadas de Confessionário – Relatos de Casa podem ser conferidas nos canais do projeto no YouTube e no IGTV. A websérie nasceu em agosto de 2020 quando, em plena pandemia, foi constatado um aumento sensível nas denúncias e casos de violência doméstica no Brasil.  

A ideia era de que as histórias contadas na série estimulassem as vítimas a não calar diante dos abusos por medo ou vergonha. Ao fim da maioria dos episódios, a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em direitos da mulher e fonte da maioria dos casos, presta informações sobre tipos de violência, formas de denunciar  entre outras informações úteis. 

Produzida à distância, com diretores, atrizes e equipe técnica trabalhando em suas casas, a websérie conquistou outro feito: a confiança das intérpretes, que começaram a contar suas próprias histórias de violência. Na 3ª temporada, cinco dos nove relatos se passaram com as atrizes.

Assista

Instagram: https://www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/

YouTube: https://www.youtube.com/c/Confession%C3%A1rio

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo