Artigos

Uma causa que é de todos nós -por Jorge Pozzobom

O articulista e sua equipe de governo se somam à luta pela igualdade racial

Prefeito Jorge Pozzobom participou do ato de abertura da programação do Mês da Consciência Negra em Santa Maria, no dia 4 de novembro, no hall do Centro Administrativo Municipal (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Cuidar das pessoas significa muito mais do que um slogan do nosso governo. É garantir que todos, todas e todes, como tenho dito, tenham seus direitos respeitados e seus anseios atendidos. E, nesse contexto, minha equipe e eu nos somamos a uma causa que deve ser de todos nós: a luta pela igualdade racial. Uma causa que ganha ressonância neste mês de novembro, numa referência a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência do povo negro à escravidão e cuja data da sua morte, 20 de novembro, deu origem ao Dia da Consciência Negra no país. No entanto, essa deve ser uma causa permanente, destacada em todos os meses do ano, até que a tão almejada igualdade racial seja alcançada.

Na última quinta-feira (4), a Prefeitura de Santa Maria participou da abertura do Mês da Consciência Negra – CalendAFRO Novembro Negro 2021 em nosso Município. O ato que deu início às atividades foi realizado no hall do Centro Administrativo Municipal e foi marcado por falas contundentes de representantes de entidades civis negras de Santa Maria que nos fazem refletir sobre a responsabilidade de cada um de nós, enquanto sociedade, na construção de um mundo mais justo, igualitário e fraterno, independentemente de ideologias políticas.

Na abertura da programação do CalendAFRO, coordenado pela Associação de Arte e Cultura Negra Ara Dudu, pela ONG Igualdade, pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), manifestamos o nosso apoio irrestrito a essa luta por igualdade.

Programação que também conta com o apoio do Theatro Treze de Maio, da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm), da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), da Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT), da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, do Coletivo Afronta, da União dos Cultos Afro e Umbandistas e da Associação Artística e Cultural Vila Brasil.

Nós precisamos continuar lutando e brigando por mais direitos. A diferença é que aqueles que fazem parte ou que apoiam o movimento negro não usam da violência. O movimento negro é de paz.

O ato realizado na Prefeitura mostrou a força do movimento e o quanto é importante o engajamento dos diversos setores da sociedade, como o Poder Público, nessa transformação que precisa ser coletiva, pois, juntos, somos mais fortes.

Entre tantas manifestações, todas muito significativas, uma delas foi carregada de emoção. Daiane Tolentino, servidora do Município e representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), deu o seu depoimento sobre o racismo sofrido por ela ainda quando criança. É pela Daiane e por todas as pessoas que sofrem na pele qualquer tipo de discriminação que essa causa precisa de mais e mais adeptos, afinal, somos todos seres humanos.

Enquanto gestores públicos, ainda temos muito a avançar na luta pela igualdade racial, mas trazer o assunto para o debate e trabalhar em iniciativas nesse sentido representam um passo importante nesse processo. Muitos não entendem porque, talvez, não vivenciaram a discriminação, mas sou favorável à proposta de assegurar a negros e a indígenas 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para cargos efetivos e empregos públicos nos órgãos da Administração direta e indireta do Município. É uma forma de tentar reparar uma desigualdade que data de muito tempo e de combater o racismo estrutural negado por muitos.

Se cada um de nós contribuir para transformar essa realidade, tenho certeza de que construiremos um mundo melhor, mais justo e com oportunidades para todos. Um mundo com mais amor. Então, deixo aqui o convite para que visitem o site da Prefeitura de Santa Maria e confiram a programação do Mês da Consciência Negra – CalendAFRO Novembro Negro 2021, assim como a notícia na íntegra sobre o ato de abertura e seus participantes (www.santamaria.rs.gov.br/noticias/24050-abertura-do-mes-da-consciencia-negra-reune-entidades-civis-negras-com-apoio-prefeitura).

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo