Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducação

CIÊNCIA. Parceria com duas organizações poderá fazer da UFN referência em coleta de células-tronco

Aliança entre as partes também inclui a implantação de instituto de pesquisas

Por Márcia Pilar (com foto de Reprodução/R-Crio) / Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana

Santa Maria está prestes a se tornar referência no Brasil como Centro de Coleta de Células-Tronco Mesenquimais. Tudo graças à uma parceria recém estabelecida entre a Universidade Franciscana (UFN), a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM) e a R-Crio Células-Tronco. Esta aliança cooperativa desenvolverá projetos voltados à coleta, implantação de centro/instituto de pesquisas com terapia celular avançada, tratamentos e plano educacional.

“Os programas e cursos da UFN inicialmente envolvidos nesta cooperação técnico-científica são o Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, Mestrado Ciências da Saúde e da Vida e o curso de Odontologia. Neste primeiro momento, foram selecionados docentes para atuar como cirurgião-bucomaxilofacial, responsável pelas coletas; e outros dois pesquisadores com experiência na área que serão capacitados pela equipe da R-Crio. Além disso, estamos definindo um espaço físico dentro da Instituição para a realização das coletas. Inicialmente seremos referência como centro de coleta e utilização, com vistas a expandir e retornar para a comunidade acadêmica e científica com atividades de pesquisa e ensino, envolvendo a Graduação e Pós-graduação”, explica a Coordenadora o curso de Odontologia, Patrícia Pasqualli Dotto.

As células-tronco mesenquimais são responsáveis pela formação dos tecidos sólidos do corpo humano e estão presentes nos dentes de leite e terceiro molar, periósteo do palato e tecido adiposo colaborando para uso na Medicina Regenerativa. Com a utilização destas células coletadas, que possuem grande capacidade de multiplicação e plasticidade, será possível regenerar diversos tecidos e órgãos lesados, além de expressiva capacidade anti-inflamatória.

No que tange à coleta, processamento, pesquisas e tratamentos com células-tronco mesenquimais, a Universidade santa-mariense estará apoiada pela ANADEM, que atua em todo o território nacional e conta com médicos e cirurgiões-dentistas de diversas especialidades; e a R-Crio, que é um Centro de Processamento Celular, com sede em Campinas (SP).

Parcerias como esta já são realizadas com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJR). Além de estar ligada à órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Com a missão promover a formação humana e profissional, a UFN sempre está comprometida com a produção e a socialização do saber para o desenvolvimento da sociedade. Para isso, irá implantar nas suas dependências o Centro de Coleta de Células-Tronco Mesenquimais, a fim de tornar-se referência para a Região Central do Rio Grande do Sul.

Para o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves, “esta nova realidade, coloca a UFN em contato com instituições nacionais e internacionais, clínicas, órgãos regulatórios e sociedade em geral, que envolve, mediante capacitação e treinamento de profissional, o desenvolvimento de ações técnicas de coleta de células-tronco nas clínicas do curso de Odontologia e colaborações científicas, por meio dos cursos de Pós-graduação, em prol do desenvolvimento de pesquisas e tratamentos na área da saúde regenerativa e de terapias avançadas”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Grande vantagem da UFN, tem direção/rumo e agilidade. Uma pitada a mais de internacionalização, intercambio com grandes centros no exterior não faria mal;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo