CulturaDestaqueTurismo

ARTE NO PERAU. Olhares especiais sobre a cidade, nos dois mirantes na via histórica que vai a Itaara

Estrada do Perau tem agora concluídos trabalhos artísticos no meio da serra

Artistas locais foram selecionados para fazer os trabalhos. Um deles de Israel Caetano, “Natureza Viva” (foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Os murais do Arte no Perau estão concluídos e agora quem passa pela estrada pode ver o colorido nos mirantes 1 e 2, além da beleza natural do lugar. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, lançou edital, em junho de 2021, que escolheu dois artistas locais para fazer os trabalhos com a técnica grafite na Estrada do Perau, que conecta as cidades de Santa Maria e Itaara.

O Mirante 1 recebeu o trabalho “Natureza do Perau: Preserve Nosso Lar, de Lúcio de Sá Menezes. Já o Mirante 2, agora, apresenta o painel “Natureza Viva”, de Israel Quinhones Coelho Caetano.

“A experiência de espalhar arte pelo Parque Itaimbé nos levou a pensar em outros espaços possíveis. Foi assim que nasceu o Arte no Perau, um edital cujos resultados já estão encantando quem passa pela Estrada do Perau. O caminho já proporcionava uma linda vista dos morros que circundam a nossa cidade. E, agora, além do verde, quem passar por ali vai se deparar com obras de arte. Sim, os mirantes do Perau não são mais os mesmos. Além de transformar espaços, valorizar lugares, a ação também destaca e valoriza os artistas locais”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro

De acordo com o que estava previsto pelo edital, para a execução do trabalho no primeiro mirante, que possui 1,1 metro de altura por 94 metros de comprimento, foram destinados R$ 17.110. Já para o segundo, com a mesma altura, mas 24,5 metros de comprimento, o valor foi de R$ 12.890. Os recursos, próprios do Município, serviram para custear material e mão de obra. 

As pinturas fazem parte do ReViva Perau, que busca a revitalização de um dos pontos turísticos e históricos da cidade. O local também tem recebido diversas ações de limpeza e conservação, como podas de árvores, pintura de meios-fios e retirada de focos de lixo espalhados pela via.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER VÁRIAS OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo