DestaqueEconomia

IPTU. Aplicativo Santa Maria de Todos Nós registra a emissão de cerca de 15 mil carnês do IPTU

Aplicativo foi lançado há um mês pela Prefeitura de Santa Maria

No App, também foram registradas ocorrências de denúncia, comunicados e solicitações de serviços. Foto Alex Caceres / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

O aplicativo Santa Maria de Todos Nós completa um mês de lançamento pela Prefeitura, por meio das secretarias de Comunicação e de Inovação e Tecnologia da Informação, e os números apontam que a plataforma foi muito bem recebida pela população. Neste primeiro mês de funcionamento, a ferramenta registra a emissão de, aproximadamente, 15 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.

“Este é um número ótimo, 15 mil guias do IPTU pelo App. Além disso, temos o registro de cerca de 40 mil guias emitidas pelo site da Prefeitura. Foi feito um trabalho intenso para divulgar os IPTU pelas notícias do App, então, essas emissões pelo site, em parte, também resultam do aplicativo. Isso mostra que o objetivo de otimizar o atendimento aos cidadãos, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura, está funcionando. E não temos dados só do IPTU, temos registro de serviços e ocorrências cadastradas pelo site”, destaca o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene.

Além de ter acesso a notícias sobre o que ocorre no Município e às guias de IPTU, pelo App o cidadão também pode fazer denúncias para a Guarda Municipal, registrar problemas no trânsito relativos a semáforos danificados ou desligados e acidentes, solicitar reparos na iluminação pública, entrar em contato direto com a Ouvidoria e buscar protocolos. 

Neste primeiro mês, foram registradas 116 ocorrências (veja mais abaixo). Um aspecto que chama a atenção é a possibilidade de enviar fotos na denúncia para a Guarda Municipal. Com essa funcionalidade, o cidadão tem opções de fazer registros sobre dano ao patrimônio público, pichação, descarte irregular de resíduos e ocupações de áreas públicas. As denúncias também são georreferenciadas, o que facilita o atendimento da demanda por parte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

A ferramenta possibilita que contribuintes registrem problemas no trânsito e solicitem consertos na iluminação pública. Também é possível saber, em tempo real, quais são os bloqueios realizados em vias do Município. Sempre que ocorrerem bloqueios em vias do Município, em função de obras ou eventos, por exemplo, uma notificação será enviada para os celulares.

Ao todo, o aplicativo teve 2.413 downloads, sendo 2.354 no sistema Android e 360 no iOS. Para baixar o aplicativo, basta pesquisar na Play Store (Android) ou na App Store (iOS), por “Prefeitura de Santa Maria”, ou baixá-lo diretamente do site da Prefeitura.


OCORRÊNCIAS (em um mês)
– Total de registros abertos: 116

– Comunicado de acidente de trânsito: 4
– Crime ambiental: 6
– Dano ao patrimônio: 16
– Invasão de área pública: 6
– Pichação: 8
– Semáforo amarelo piscante: 2
– Semáforo danificado: 5
– Semáforo desligado: 2
– Troca de lâmpadas: 67

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Quer dizer que cada aplicativo baixado acesso 6 guias do IPTU na média e 16 guias de natureza diversa. Alás, quantos imóveis existem na urb? Sim, porque ’15 mil é um numero ótimo’! Sem falar nas vacinações da outra semana ‘a cidade cuidando das pessoas como gado’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo