DestaqueRegião

ASSEMBLEIA. Primeira atividade do Presidente Valdeci no interior foi em sua terra, Dilermando de Aguiar

Assunto da visita à terra do deputado foi o enfrentamento à estiagem

Presidente da Assembleia, Valdeci discute ações contra estiagem em Dilermando de Aguiar (foto Joaquim Moura/Agência ALRS)

Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

No primeiro compromisso oficial no interior do Estado, na condição de presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS) esteve, nesta quarta-feira (2), no município de Dilermando de Aguiar, na Região Central do Estado.

Valdeci, que nasceu na localidade de São José da Porteirinha, no interior de Dilermando, em 1957, na época que esse território pertencia a Santa Maria, teve uma audiência com o prefeito Claiton Ilha (MDB), vereadores e outras lideranças locais.

“Foi uma promessa e também um desejo estar aqui hoje, na largada das nossas atividades como presidente no interior. São minhas origens e tenho muito orgulho. É importante que nunca esqueçamos nossas origens”, destacou o deputado .

Na audiência com o prefeito Claiton Ilha (MDB), foram tratadas questões relacionadas à infraestrutura, segurança e, principalmente, à estiagem. Também foram discutidas a necessidade de articulação de emendas para a finalização de poços artesianos e calçamento de vias. “Temos dois poços artesianos perfurados, mas que precisam de acabamentos e de tubulação para serem utilizados. Para isso, necessitamos de recursos de emendas”, destacou Claiton.

O presidente do Parlamento gaúcho também aproveitou a reunião para relatar as medidas que a sua gestão já está encaminhando em relação ao enfrentamento da estiagem. Na noite da última segunda-feira (31), em Porto Alegre, logo depois da eleição e posse da nova Mesa Diretora da Assembleia, Valdeci reuniu-se com representantes de entidades vinculadas aos pequenos produtores rurais e a agricultura familiar e aos movimentos sociais do campo.

Do encontro saiu o pedido para a constituição, por parte do Parlamento, de uma Comissão Externa para acompanhar os desdobramentos dessa crise climática, que assola 80% dos municípios do estado. “Estiagem não é uma novidade para nós. Precisamos construir coletivamente ações de curto, médio e longo prazos. E que não sejam simplesmente medidas de governo, mas políticas de Estado”, acrescentou Valdeci.

O chefe do legislativo gaúcho também adiantou que, dentro desse mesmo tema, será montada uma missão oficial, com representantes de todas as bancadas do Parlamento, que irá a Brasília, nas próximas semanas, cobrar medidas que minimizem os efeitos da estiagem sobre as lavouras do estado.

Valdeci também vai propor ao governo gaúcho a criação de um gabinete de crise sobre a estiagem nos moldes do que existe atualmente para a covid-19. “Devido ao tamanho do problema, temos de ter um setor que esteja permanentemente mobilizado a respeito”, acrescentou.

Câmara Municipal

Depois da Prefeitura, Valdeci também fez uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores, vereador João Carlos dos Santos (PSB), e concedeu entrevista à Rádio Comunitária Pompéia FM.  Também acompanharam as atividades realizadas por Valdeci em Dilermando os vereadores Alexandre Proença e Marcelo Dotto (PT), o suplente de vereador e presidente do PT de Dilermando, Francisco Maciel; o ex-prefeito Jaime Lima, o ex-vereador Cláudio Flores, o coordenador regional do PT Regional Centro, Paulo Conceição; o presidente do PT de Santa Maria, Sidinei Cardoso; e a ex-vereadora santa-mariense Professora Celita, entre outras lideranças. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo