CulturaDestaque

CINEMA. Financiamento coletivo bancará o filme de Luiz Alberto Cassol sobre bastidor da dívida do País

Saiba como é possível colaborar para produção do curta-metragem ‘O complô’

Hemes Zaneti é o autor do livro que Luiz Alberto Cassol deverá dirigir, com recursos de financiamento coletivo (Fotos Reprodução)

COM CORREÇÕES ÀS 10H40

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

O cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol e o advogado e deputado federal Constituinte Hermes Zaneti trabalham na realização do filme “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira”. O curta-metragem, inspirado em um livro de Zaneti, está orçado em R$ 300 mil, que deve ser arrecadado por meio de financiamento coletivo.

Interessados podem colaborar doando qualquer valor via PIX ([email protected]) ou pela plataforma Valeu Art (https://valeu.art/project/o-complo/). Os doadores receberão como recompensa o e-book do livro ‘O Complô’ e terão o nome inserido nos créditos finais do filme, na lista de incentivadores.

Em “O Complô” (Verbena Editora; 280p., 2017), Zaneti apresenta os bastidores monstruosos da dívida pública brasileira, que consome quase 50% do orçamento público federal anual, mas não se reverte em benefícios para a sociedade – tampouco em incentivo ao desenvolvimento tecnológico e industrial, por exemplo. O autor denuncia que isso se dá por conta de manobras das elites financeiras – robustamente comprovadas por meio de documentos públicos – dos três Poderes e do Ministério Público Federal.

No curta-metragem, Zaneti contará como se desenrolaram as negociações, as decisões e os atos de agentes políticos que agiram de forma contrária aos interesses nacionais e do povo que representavam.

“A partir da obra do Zaneti, vamos abordar o que aconteceu de lá para cá em relação ao sistema financeiro, ao rentismo, à dívida pública e o quanto isso impacta na vida dos brasileiros. Impacta diretamente no não investimento em saúde e educação, por exemplo. A ideia do filme é trazer questionamentos de como chegamos até aqui, com um sistema que explora de todas as formas”, antecipa o diretor do curta, o cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol.

A expectativa dos produtores é que o curta amplie o alcance do livro, explique ao grande público o labirinto escuso da constituição da dívida pública e provoque os necessários debates. Quiçá, a obra incite a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que apure as denúncias, puna os culpados e recupere os recursos pagos ao sistema financeiro de forma abusiva.

‘O COMPLÔ’ – FINANCIAMENTO COLETIVO

Meta: R$ 300 mil

Recompensa aos doadores: 

e-book do livro ‘O Complô’ 

inserção do nome nos créditos finais do filme

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Livro é de 2017, mas curta vai tratar o que aconteceu de lá para cá. Não seria ético tratar o tema e período do Livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo