DestaqueEstado

ASSEMBLEIA. Ruy Irigaray culpa a Globo, Luciana Genro e Valdeci Oliveira pelo processo que o cassou

Deputado do PSL perdeu o mandato com 45 votos favoráveis e três contrários

Ruy Irigaray foi o segundo candidato mais votado do pleito de 2018 à Assembleia Legislativa (Foto Celso Bender/Agência ALRS)

Por Maiquel Rosauro

O deputado estadual Ruy Irigaray (PSL) perdeu seu assento na Assembleia Legislativa. Com 45 votos favoráveis e três contrários, os parlamentares aprovaram, nesta terça-feira (22), proposição da Comissão de Ética da Casa que declara a cassação do mandato.

No Twitter, Irigaray elegeu três culpados pelo infortúnio: a Rede Globo, a deputada Luciana Genro (PSOL) e, indiretamente, o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira (PT).

“Uma matéria mentirosa feita pela Rede GLOBO, posteriormente denunciada na Assembleia Legislativa pela deputada Luciana Genro (PSOL), motivou a cassação do meu mandato. Com a presidência do PT na ALRS, o processo foi levado ao Plenário, com o intuito claro de me tirar da política”, postou.

A matéria da Rede Globo, veiculada no programa Fantástico em fevereiro do ano passado, revelava que Irigaray era suspeito de usar assessores para reformar uma casa, em Porto Alegre, que era usada como seu escritório político durante a pandemia de covid-19. Além disso, funcionários do deputado atuariam em serviços de limpeza e cuidariam das filhas do parlamentar.

A denúncia também citava um “gabinete do ódio”, com dezenas de celulares e perfis falsos nas redes sociais para postar informações inverídicas e atacar opositores (inclusive de dentro do PSL). Também havia suspeita de um esquema de rachadinha, nos quais os funcionários repassariam parte de seus salários ao deputado (AQUI).

Em novembro, a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa aprovou relatório de Beto Fantinel (MDB) que pedia a cassação do mandato de Irigaray. O parecer indicava desvio de função de cargos comissionados (CCs), lotados no gabinete do parlamentar, para realização de obra em imóvel na zona Sul de Porto Alegre (AQUI).

Mais de 100 mil votos

Nas eleições de 2018, recebeu 102.117 votos, sendo o segundo candidato mais votado à Assembleia. O campeão foi Luciano Zucco (PSL), com 166.747 votos.

Irigaray é o terceiro parlamentar a ter seu mandato cassado no Parlamento gaúcho. Os outros dois foram Dr. Basegio (PDT), em 2015, e Mario Jardel (PSD), em 2016.  Na sessão desta terça, votaram contra a cassação apenas os deputados Rodrigo Maroni (PSC), Vilmar Lourenço (PP) e o próprio Irigaray.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Hipocrisia não tem limites. Março dia 10 ou 11. Folha de São Paulo e CNN, pelo menos estas, noticiaram que o Whatsapp desativou 4 grupos do ‘Moluscoverso’, iniciativa para divulgar a ‘honestidade’ do politico. Aí não é gabinete do ódio. Também não é noticia por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo