DestaqueEsporte

ESPORTE. Soldiers, a equipe de SM que pretende seguir no topo do Futebol Americano do Rio Grande

Com seis títulos, inclusive os quatro últimos, objetivo é manter a hegemonia

A equipe de Santa Maria é a atual campeã do Gauchão. Aliás, detém os últimos quatro títulos (Foto Reprodução/Soldiers)

Por Pedro Pereira

Maior representante dos gaúchos Brasil afora, o hexacampeão Santa Maria Soldiers volta ao Gauchão que começa neste final de semana, com a intenção de continuar mostrando toda a força do Coração do Rio Grande do Sul. Campeões há quatro edições seguidas, os Soldados almejam manter a posição que haviam estabelecido antes da pandemia: o topo do pódio.

Em 2006, um grupo de adolescentes, fãs da NFL (liga norte-americana de futebol americano) e residentes de Santa Maria, passou a cultivar um certo interesse pelo esporte da bola oval, minimamente conhecido na região. Assim, decidiram começar a praticar o esporte, como uma brincadeira aos finais de semana.

Após um ano praticando, os integrantes do grupo tomaram a decisão de tornar a brincadeira em uma equipe. Assim, nasceu o primeiro time de futebol americano santa-mariense: o Santa Maria Iron Horses, nome dado em função da história ferroviária da cidade. Pela falta de interessados em unir-se ao projeto dos jovens adeptos do esporte, a equipe acabou se desfazendo.

LEIA TAMBÉM:

“Com o Soldiers em busca do 7º título, começa no dia 12 o gauchão de Futebol Americano” (AQUI)

“Saiba mais sobre o Erechim Coroados, que volta a disputar gauchão de Futebol Americano” (AQUI)

“Bulldogs, atuais vices, se animam para destronar os campeões de futebol americano do RS” (AQUI)

“Os tradicionalmente fortes Chacais em busca do seu 1º título gaúcho de futebol americano” (AQUI)

Os ‘Bulls’ canoenses entram no gauchão de futebol americano buscando, no mínimo, a Final” (AQUI)

 “Com 10 anos de vida, o Ximangos é um dos times da serra no Gauchão de Futebol Americano” (AQUI )

“Em jejum há 8 anos, Pumpkins querem retomar a hegemonia no Futebol Americano do RS” (AQUI)

Ex-campeão, União da Serra não quer menos que o título gaúcho de Futebol Americano” (AQUI)

Foi apenas em 2009 que esse mesmo grupo teve algum sucesso em achar adeptos do esporte da bola oval. Através do Orkut, o grupo de amigos descobriu alguns interessados pelo futebol americano e, com o apoio de Davi Miranda, ex-atleta do histórico Coritiba Crocodiles, fundaram o Santa Maria Soldiers – nome dado em homenagem ao enorme contingente militar na cidade.

“A gente começou a treinar como Santa Maria Soldiers. Aí veio aquela parte mais difícil, que é conseguir gente em uma época que ninguém conhecia o esporte. Hoje, já não é tão conhecido em relação ao futebol mas, na época, ninguém sabia o que que era. A gente começou a divulgar “cartazinho” na academia, ia atrás, tentava manter. Foi um processo lento, que foi crescendo aos poucos, e veio a oportunidade de nos inscrevermos no [nosso] primeiro Campeonato Gaúcho, já com umas 18 pessoas”, relembrou de forma nostálgica Douglas Rodrigues, atual quarterback e presidente da equipe.

No primeiro torneio que disputaram, terminaram com três derrotas em três partidas. O primeiro triunfo do Santa Maria Soldiers viria apenas um ano depois, no Gauchão de 2011. Sem a presença de seus maiores rivais, uma vez que o Porto Alegre Pumpkins havia abdicado do campeonato para focar na modalidade full pads (com o uso dos equipamentos de proteção), a equipe santa-mariense conquistou seu primeiro título em cima do Porto Alegre Bulls – que atualmente representa a cidade de Canoas.

Os Soldados buscam manter sua hegemonia no Estado, mas não será uma luta exatamente fácil (Foto Reprodução/Soldiers)

A partir de 2012, o Campeonato Gaúcho passaria a ser disputado na modalidade full pads. Dessa forma, os Soldados precisavam dar um jeito para conseguir financiar os equipamentos. Em meio a pensamentos de “nunca vamos conseguir equipar”, como relembrou o quarterback, os atletas mais experientes na época acharam uma maneira eficiente de ir atrás dos materias.

“A gente bolou um sistema na época de consórcio. Os jogadores pagavam tanto por mês e eu era responsável por comprar os equipamentos no eBay. O que tinha, né. Chegava aqui, para quem servia e tava pagando o consórcio, aquele equipamento ia”, contou Rodrigues.

Oito anos depois dos perrengues na busca por equipamentos de proteção, em 2020, quando as competições foram suspensas até 2021 por causa da pandemia, o Soldiers estava no seu auge. Além de campeões em 2011, venceram o Gauchão em mais cinco oportunidades (2013, 2016, 2017, 2018 e 2019), sendo uma delas no maior evento de futebol americano do Rio Grande do Sul, o Gigante Bowl, disputado em 2016 no Beira-Rio.

No início desse período de incertezas, muitas dúvidas surgiram entre a diretoria da equipe. “A gente entrou numa questão de, ‘cara, vamos seguir estudando? Vamos tirar umas férias?’, por que a gente não sabia quanto tempo ia durar. E a minha filosofia é a de que não adianta treinar, treinar, treinar, estudar, estudar, estudar, se tu não consegue vislumbrar um objetivo para isso. Por exemplo, tu vai treinar um ano de video para nada? Ninguém vai se manter nisso”, falou o presidente.

Porém, a equipe se achou e utilizou o período para reestruturar o time pelos bastidores. “Em 2021, basicamente desde abril, a gente trabalha por trás dos panos para estruturar a questão administrativa. E foi bem positivo. A gente evoluiu bastante nessa questão e agora (início de 2022) a gente tá retomando os treinos”, ressaltou Rodrigues.

Para este ano, o objetivo de Douglas com a equipe é apenas um: “ganhar o Gauchão”. Ainda completou que, independentemente de algum fator externo, o Soldiers sempre entra em uma competição para vencer. “A gente pode ser o pior time e ainda vai ter essa expectativa de ganhar. Isso faz parte da competitividade. E, obviamente, não é esperar ganhar. É trabalhar para ganhar. Eu sempre falo para o pessoal: ‘construir uma dinastia, requer tempo. Mas para tu destruir uma dinastia, é um jogo’. Aquilo tudo que vinha sendo, não é mais. O nosso objetivo é o mais difícil: nos mantermos lá em cima.”

O primeiro confronto do Santa Maria Soldiers no campeonato gaúcho será contra o Bulldogs Futebol Americano, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, no dia 20, o próximo domingo,  às 14h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo