Artigos

Mais uma creche vai virar realidade em Santa Maria – por Jorge Pozzobom

“Premissa do governo municipal é “tratar a Educação com prioridade”

Prefeito Jorge Pozzobom assina a ordem de serviço para a construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Diácono João Luiz Pozzobon, na Vila Maringá (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

O desenvolvimento de uma cidade passa por vários setores. E a Educação é um deles. Talvez, o principal. Sempre destaco que Educação é prioridade da nossa gestão, e não só no discurso, mas, na prática. Por isso, trato aqui de algo que me deixa extremamente feliz e julgo ser de uma relevância ímpar: a construção de mais uma creche em Santa Maria.

Assinei, no último sábado (dia 26), a ordem de serviço para a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) na Vila Maringá, bairro Diácono João Luiz Pozzobon, na região centro-leste do Município, uma área que muito necessita de uma creche pública, que fará toda a diferença na vida das famílias que precisam trabalhar e não têm onde deixar os seus filhos em segurança. Será feito um investimento de R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Santa Maria, para tirar do papel uma obra que já deveria estar pronta há cerca de uma década.

A creche que será erguida no bairro Diácono João Luiz Pozzobon terá capacidade para receber 240 crianças em turnos alternados ou 120 em turno integral. Ou seja, são crianças de 6 meses a 5 anos de idade que terão a oportunidade de crescer e se desenvolver em um ambiente adequado, com instalações novas e em meio a um contexto pedagógico ideal para crianças dessa faixa etária.

E essa é apenas mais uma creche num contexto que prevê sete novas EMEIs em Santa Maria. Essa conta inclui, também, as duas que já foram construídas e entregues para a comunidade (EMEI Ivanise Jann de Jesus, no Loteamento Cipriano da Rocha, bairro Pinheiro Machado; e EMEI Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, bairro Divina Providência), as duas que já começaram a ser erguidas (EMEI Monte Belo, em Camobi, e EMEI Santa Marta, no bairro Nova Santa Marta), e outras duas creches que ainda sairão do papel (uma no bairro Medianeira, e outra no Residencial Lopes, na Vila Rossi, bairro Pinheiro Machado), obras com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, e contrapartida da Prefeitura de Santa Maria.

Sei que ainda temos questões a resolver na Educação, como a falta de alguns professores na Rede Municipal de Ensino, problema gerado por entraves da burocracia, mas que estamos resolvendo dia a dia. O mesmo ocorre em relação às obras das duas creches que começaram a ser construídas em 2021 e que, atualmente, aguardam que seja feito o reequilíbrio financeiro para que elas prossigam, pois a pandemia nos atrapalhou muito por conta do aumento dos preços dos materiais de construção. Nossa gestão está trabalhando nisso e, em breve, teremos um desfecho positivo, pois a nossa prioridade é que essas sete escolas de Educação Infantil virem realidade o quanto antes.

Mas, o mais importante é enfrentarmos cada desafio que se apresenta com seriedade e responsabilidade. E, em relação a isso, estou tranquilo porque é premissa do nosso governo tratar a Educação com prioridade. Dela, depende o desenvolvimento da nossa Santa Maria. Seguimos em frente!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo