DestaqueSanta Maria

MEMÓRIA. Morre o jornalista Paulo Mesquita, 68 anos

Profissional atuou em várias emissoras e é da 2ª turma do jornalismo da UFSM

Por Claudemir Pereira (com foto de Reprodução/Facebook) / Editor do Site

Morreu agora há tarde, de causas naturais, aos 68 anos, o jornalista santa-mariense Paulo Mesquita. Ou, como ele dizia às vezes, para marcar bem, Paulo Eduardo Soares de Mesquita.  Ele estava internado há cerca de quatro anos numa clínica geriátrica, após várias pequenas isquemias que dificultavam bastante sua vida. Mas morreu feliz, segundo informou há pouco a este editor sua irmã mais nova, Vera.

Paulo Mesquita se formou em Comunicação Social (Jornalismo) na UFSM em 1976, a segunda turma do curso na instituição. Se orgulhava de ter participado da recriação da Feira do Livro, o  principal evento cultural de Santa Maria desde sempre.

Profissionalmente atuou em todas as grandes emissoras de jornalismo da capital gaúcha, invariavelmente na área esportiva. Foi repórter e comentaristas das rádios Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Sucesso (esta de efêmera existência).

Em Santa Maria, no final dos anos 80, início dos 90, foi coordenador de esportes da Rádio Imembuí, onde comentava futebol e era, também, co-âncora (com este editor) do tradicionalíssimo e então revolucionário programa de debates Faixa Nobre, nos meios dias da emissora. Entre os que frequentavam o programa regularmente estava o hoje desembargador Sérgio Blattes. Um dos grandes feitos, então, foi conseguir entrevistar (hoje é bem mais fácil, como se pode constatar) todos os então candidatos a governador do Estado.

Ninguém duvida: ainda que abalado pelas condições clínicas nos últimos anos, era uma referência para quem atua em rádio, especialmente as gerações mais antigas. E farão muita falta sua verve e seu polemismo.

Paulinho (como era conhecido entre seus amigos) deixa a ex-esposa Fatima (arquivista aposentada) e também os filhos Melissa e Victor e os netos Pietro e Victória – que moram na Austrália, com os pais. Mesquitinha (outra forma carinhosa como era tratado) também deixa as irmãs Vera, Dulce, Maria Fernanda e Ana Ligia, além de sua mãe, dona Fátima Mesquita. O pai, Saul, é falecido há alguns anos.

O corpo de Paulo Mesquita será velado a partir das 8 da manhã desta segunda-feira, no Cemitério Jardim Santa Rita de Cássia e sepultado às 4 da tarde.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo