CulturaDestaque

CULTURA. TV OVO completa 26 anos e lança nesta quinta-feira, 12, o documentário “Tempos de Peste”

O evento faz parte da programação da Feira do Livro e será no Treze de Maio

“Desafiador encontrar imagens que sintetizassem a aproximação entre o surto do século passado e a pandemia” (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa da Produção do Documentário

O mês de maio na TV OVO é repleto de comemorações porque é o nosso mês de aniversário. Neste ano, além dos 26 anos que serão completados no dia 12 de maio, nesta quinta-feira, também haverá o lançamento do documentário Tempos de Peste (2022, 17’45”), às 19h, no Theatro Treze de MaioA atividade faz parte da programação da 49ª Feira do Livro de Santa Maria.

Aentrada é gratuita e para prestigiar esse momento tão especial com o pessoal da TV OVO basta retirar seu ingresso durante a tarde do dia 12 de maio, ou no hora do evento, na bilheteria do Theatro.

Tempos de Peste tem direção de Marcos Borba e convida a observar como a história, de certo modo, é cíclica, já que explora a conexão entre a pandemia vivida atualmente e a peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912.

“Foi desafiador encontrar imagens que sintetizassem a aproximação entre o surto do século passado e a pandemia. Ao mesmo tempo, Santa Maria ainda tem lugares históricos que se inserem nestes dois contextos para conectar as épocas”, comenta Borba.

Para além desse entrecruzamento, o diretor comenta sobre uma das personagens, que é agente de saúde. “Tempos de Peste traz a história de uma pessoa que está na ponta, que trabalha com saúde na periferia. As agentes de saúde tiveram um papel fundamental no combate ao novo coronavírus e acabam não sendo tão valorizadas. O filme chama a atenção para as regiões que estão à margem da cidade e como a população desses lugares sofreram com os impactos da pandemia”.

O documentário tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) e faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2021.

Tempos de Peste (Sinopse)

Os tempos de peste rondam a história da humanidade. A espiral histórica prova que um século não é capaz de transformar a sociedade. Descrença, intolerância e desigualdades estão presentes no surto de peste bubônica que ocorreu em Santa Maria na década de 1910 e na pandemia do novo coronavírus que surge em 2020.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo