DestaqueEleições 2022

BASTIDORES. Cidade do Idoso, Roberta “offline”, “climas” diferentes (e opostos) entre Leite e Onyx

Projeto de lei autoriza o Executivo a firmar parcerias em favor dos idosos

Vereador Manoel Badke é o autor do Programa Cidade do Idoso, que será votado nesta quinta-feira (5) (Foto Guilherme Superti/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria votam, na sessão desta quinta-feira (5), projeto de lei que cria o Programa Cidade do Idoso. A iniciativa busca promover a melhoria da qualidade de vida da população acima de 60 anos.

A proposta, protocolada por Manoel Badke – Maneco (UB), autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com pessoas jurídicas de direito privado e órgãos da administração pública em todas as esferas com intuito de desenvolver ações do programa.

Entre os objetivos do projeto estão oferecer assistência humanizada e multiprofissional aos idosos; realizar trabalho integrado entre as secretarias municipais e demais órgãos públicos, visando atendimento integral; implantar projetos que gerem melhor qualidade de vida à população acima de 60 anos; promover ações que garantam o bem estar biopsicossocial dos idosos; oportunizar espaços para prática de esportes, atividades culturais, saúde e lazer à população idosa; desenvolver atividades que promovam a reeducação alimentar; e garantir o exercício pleno da cidadania.

“O prazer do idoso de se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar é fundamental para a sua vida. É na fase do envelhecimento que acontecem as desordens psicológicas, a perda da funcionalidade, às vezes a perda do parceiro e o afastamento da família. Com a socialização o idoso se mantém ativo, por isso a importância das atividades sociais, culturais, lúdicas e físicas que gerem nos idosos sentimentos positivos, para se evitar a depressão e o sentimento de inutilidade”, diz Maneco na Justificativa da proposta.

Confira a íntegra do projeto (AQUI).

Offline

A vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) teve seus perfis no Facebook e no Instagram desativados, nesta quarta-feira (5). A parlamentar conseguiu manter apenas uma fanpage, utilizada para divulgar seu trabalho no Legislativo.

Em um live no fim da tarde, ela afirmou que não recebeu uma explicação da Meta, empresa proprietária do Facebook e do Instagram, sobre a desativação de suas contas.

“Simplesmente foi desativado. Não fizemos nenhuma mensagem agressiva que viole padrão de absolutamente nada, tanto é que eu nunca tinha tomado nenhuma suspensão”, disse Roberta.

Por ora, a líder da Oposição na Câmara lançou uma nova conta no Instagram. O perfil pode ser acessado neste link (https://www.instagram.com/robertaleitao.11/).

Recuperado?

Quem acompanha o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) em suas redes sociais reparou o baque que o tucano levou com o resultado das eleições de domingo (2), que garantiram sua ida ao segundo turno contra o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL). Apenas na segunda (3), no Twitter, foi publicada uma mensagem agradecendo os votos recebidos. A postagem foi tão murcha quanto as postadas pelos candidatos a deputado de Santa Maria que ficaram pelo caminho.

Passados três dias, Leite aparenta ainda não ter se recuperado da resposta das urnas. O tucano liderou todas as pesquisas com folga, mas na hora derradeira Onyx fez 37,50% dos votos contra 26,81% de Leite. Edegar Pretto (PT), em terceiro, fez 26,77% dos votos válidos e por muito pouco não proporcionou uma humilhante derrota ao tucano.

Rolê

Enquanto isso, Onyx está em Brasília. Na noite desta quarta (5), ele foi visto tranquilo em um rolê em um shopping (AQUI). Ao contrário de Leite, Onyx comemorou muito a ida ao segundo turno. Na terça (4), ainda deu uma cutucada no tucano postando uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a legenda “Eu tenho lado”.

A crítica deve-se ao fato de Leite, até agora, estar em cima do muro em relação à eleição presidencial. O tucano ainda não anunciou se apoia a reeleição de Bolsonaro ou o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo