DestaqueRegiãoTurismo

REGIÃO. Caçapava do Sul pretende atrair 10 mil visitantes para a sua 1ª “Festa do Azeite de Oliva”

Evento acontece entre dias 27 e 29 deste mês com um punhado de atrações

Olivais em Caçapava do Sul. Cidade tem cinco das 40 marcas do azeite existentes no Estado (Foto Cinara Fernandes/Divulgação)

Por Luciene Barbiero V. Machado / Da Assessoria de Imprensa do Evento

Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva.  O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais no Rio Grande do Sul. Atualmente é detentor de cinco das 40 marcas existentes no Estado. A produção de azeite de oliva da região foi premiada mundialmente e o fortalecimento da cadeira produtiva está sendo celebrado em uma Festa que vai durar três dias.

 A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.

O projeto, que tem financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do RS, foi germinado pelos produtores locais, Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Prefeitura de Caçapava, com o objetivo de fomentar e popularizar localmente este produto fundamental na gastronomia.

Entre as atrações, haverá deck gastronômico, com sommelier de azeites, oferecendo degustação, Vila do Artesanato, atrações nacionais e locais, como Chimarruts e Comunidade Nin-Jistu, Dante Ledesma,  Banda e Coral Caçapavano e Pagode da Rolezin, Invernada e dança.

O presidente do Ibraoliva, Renato Bernardo Fernandes, que atua há seis anos na olivicultura em Caçapava do Sul, acredita que o evento é o primeiro de muitos. Ele lembra que 75% da área de olivais produzidas no Brasil estão em solo gaúcho. “A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor”.

A Festa do Azeite de Oliva está sendo realizada pela 1ª Casa Produções Audiovisuais, que tem Fernando Marques  como produtor executivo e diretor,  Ignácio Lemos coordenador geral, diretor da FullPlay e João Timotheo Esmerio Machado (coordenador artístico).

“A Festa foi idealizada para chamar a atenção da população sobre o crescimento exponencial que está tendo a olivicultura da região”, lembra Lemos. “Quando terminam as colheitas, os países do Mediterrâneo – já houve, inclusive, uma iniciativa em Minas Gerais – realizam a Festa do Azeite Novo. Queremos reproduzir em Caçapava, realizando anualmente uma edição da Festa, para divulgar e promover o sentimento de pertencimento da comunidade do município e região”, conclui.

Foi realizada uma eleição para a escolha das soberanas da Festa, com 172 mil votos, quando foram eleitas como rainha, Karine Trindade, para princesa, Ana Constante e para Miss Simpatia, Bruna Meireles.

A Festa tem a presença confirmada do vice-presidente da República, General Mourão, do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo, entre outras autoridades.

Serviço

 1ª Festa do Azeite de Oliva

27 a 29 de maio de 2022

Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul

Entrada franca

Redes sociais: @festadoazeite 

Atrações artísticas (todas serão também transmitidas pela internet):

Chimarruts, Comunidade Nin-Jitsu, Dante Ramon Ledesma, Jairo Lambari, MFunk, Estela, Bonecos da Montanha (infantil), Pagode da Rolezin, Banda e Coral Caçapavano, Tela Class (rock), Pra ti Vê (pagode), Lenin e Willian (sertanejo).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo