Destaque

VOLTA. Jorge Pozzobom papeia com cabeleireiros, pastores evangélicos, educadores físicos e barbeiros

Reuniões ocorreram com representantes de academias, salões de beleza (foto), barbearias e com a Ordem dos Ministros Evangélicos 

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Santa Maria tem trabalhado em medidas de segurança e prevenção à Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Para dar prosseguimento às novas ações e ajustar, avaliar e reforçar as medidas de segurança, o Executivo Municipal realizou, neste sábado (11), no Gabinete de Governança, quatro reuniões com representantes de diferentes áreas do Município que foram afetadas com as restrições necessárias para a contenção da doença. A partir do diálogo e do entendimento de que as intervenções são necessárias para a proteção da saúde da população, o Governo Municipal tratou sobre os ajustes de medidas com representantes de igrejas, de academias, de salões de beleza e barbearias, bem como de novos protocolos para a retomada gradual do funcionamento dos locais, quando possível.

“Foi uma decisão muito difícil a de fechar os estabelecimentos. Muito. Agora, estamos voltando a conversar com os diferentes setores para ver qual a melhor forma de retomar a cadeia econômica na cidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

O Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, permite, desde que seja cumprida uma série de regras, o funcionamento dos estabelecimentos a partir da próxima quinta-feira (16), mas a Prefeitura deve ficar responsável, por exemplo, pela fiscalização.

“Não falharemos por omissão. Estamos trabalhando com responsabilidade para adotar medidas acertadas. Entendemos a importância do setor econômico e, por isso, estamos chamando para conversar com cada um. Queremos garantir a segurança da população e a viabilidade da retomada dos negócios”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk Brasil, enfatizou a necessidade de tomadas de decisão que sejam responsáveis.

“Esse esforço de dialogarmos com os representantes de diferentes tipos de empresas em Santa Maria servirá para criarmos regras que possibilitem a retomada com responsabilidade”, afirmou.

Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria (OMESM)

A primeira reunião do dia foi a com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria (OMESM), que representa cerca de 60 mil evangélicos na cidade.

“Estamos prontos a atender ao que a Prefeitura nos orientar. Não temos a intenção de sermos contrários às medidas restritivas, pelo contrário. Estamos juntos e zelando pela segurança dos fiéis”, disse o pastor Izidoro dos Santos.

Desde o Decreto Executivo nº 55, a Prefeitura proibiu o funcionamento de igrejas para impedir a aglomeração de pessoas, que é uma das principais formas de disseminação do coronavírus (os espaços estão abertos para receber público, mas não pode haver a realização de cultos, por exemplo). A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é pelo isolamento social, ou seja, que a população só saia de casa para o que for essencial, como ir ao supermercado. Agora, o Executivo Municipal discute medidas que possam viabilizar o funcionamento, de forma gradual, das igrejas.

Participaram da reunião os representantes da OMESM William Cazé, Mateus Poncatto, José Pedro Manam e Gilvane Acunha, bem como a ex-vereadora Lorena Santos.

Academias

A segunda reunião foi a com o setor de academias. Foram apresentadas sugestões para a retomada gradual das atividades, desde que garantidas as medidas de sanitização e distanciamento entre os usuários. Os atendimentos só poderão ocorrer com hora marcada e respeitando uma capacidade máxima, que ainda está por ser estabelecida.

“Nós fomos os primeiros a fechar, porque estávamos muito preocupados com a saúde dos alunos e dos nossos colaboradores. A Prefeitura está de parabéns por todas as medidas que tomou, e nós apoiamos. Agora, com responsabilidade, estamos dispostos a adotar medidas de adequação para que possamos retornar aos poucos”, disse Letícia Jurgeatis, proprietária da Transformers Academia, representando 122 academias credenciadas pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Estiveram presentes na reunião o superintendente de Esportes e Lazer, Givago Ribeiro, bem como os proprietários Felipe Mann, da 255 Crossfit, Rodrigo Ferigolo, da UP Fitness, Ricardo Kunz, da Extreme Academia, Filipe Cesar, da Transformers Academia, Patricia Cardoso, da Keepfit Academia, e Francisco Maschio, da Fit Academias.

Salões de beleza

A terceira reunião ocorreu com o setor de salões de beleza em Santa Maria. Há cerca de 6 mil profissionais da área na cidade atualmente, segundo Lucimar Casagrande, do salão Lucimar Cabeleireiros.

“Apoiamos as decisões tomadas pela Prefeitura e estamos prevendo uma série de medidas para garantir a segurança dos nossos clientes, tais como operar somente com horário marcado, com tempo mínimo entre os atendimentos para que não haja aglomerações de pessoas, necessidade do uso de máscaras, luvas, higienização dos utensílios, entre outras medidas. Muitas delas já colocávamos em prática habitualmente, e serão reforçadas”, garantiu Casagrande.

A Prefeitura de Santa Maria receberá sugestões até o início desta semana. Elas vão orientar o Executivo Municipal na elaboração dos decretos que vão estipular as regras que precisam ser seguidas.

Estiveram presentes na reunião Izoni Kehl, da Mario Cabeleireiro, Débora Guimarães, da Habituee, e Valmir Kessler Paz.

Barbearias

A última reunião ocorreu com o setor de barbearias, que se posicionou de maneira semelhante à de salões de beleza.

“Apoiamos a fiscalização da Prefeitura. Temos pessoas próximas que são grupo de risco, e já tomávamos todos os cuidados necessários para garantir a segurança dos nossos clientes. Agora, vamos reforçar esses cuidados”, afirmou Vinícius Brasil, da Gasoline B.S.

Estiveram presentes, também, Cesar Mariano, da Julio’s Barbearia, Telmo Gindri, da Tenesse Barbearia, e Yuri Oamilo, da Casa Nostra Barbearia.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Conforme o ministro do STF Toffoli cassou o que o ministro Alexandre de moraes tinha decidido sobre isolamento pelos decretos estaduais e municipais…agora só valem com parecer tecnico e fundamentado da ANVISA e isso não tem….todos estao livres para ir e vir e se estende a todos os brasileiros…acabou a farra ….

  2. Há que se tomar cuidado com os ‘especialistas’. Inter de SM pratica futebol, Premier League também é futebol. Porém são coisas diferentes.
    Modelo matemático é da matemática não só da medicina. Estatística, projetos de experimentos, etc. Idem.
    Vide a ‘exponencial’ de que falavam tanto. Olhando daqui parece uma curva logística.
    Segundo aspecto, para muitas coisas não existe resposta certa. Não é mecânico, ‘faça isto que o resultado será este’ (coisa que o pessoal do jurídico adora).
    Mudando do saco para a mala, lá para outra ponta. Existe uma teoria da conspiração que defende que a tecnologia 5G é responsável pela pandemia. Já aconteceram casos de ataques a torres de telefonia celular na Europa. Maluco existe para todos os gostos.

  3. Que politicagem barata…pensei que fosse ser sempre tecnico ouvindo os medicos especialistas, mas não é…fala mal do Bolsonaro quando este sai para as ruas, entretanto sai tambem a toda a hora …inclusive sem mascara e fazendo discurso mais barato ainda, não nega que é do mesmo partido do Dória e por consequente do Leite…estamos de olho Po Sou Bom….usando a crise para se auto promover….talvez eu vá denunciar no MP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo