Eleições 2010

A DIFERENÇA. Governo se une por Dilma. Já o tucanato “desconstrói” o líder

O cara da foto está beeeem na frente. E há quem queira derrubá-lo, no seu próprio time
O cara da foto está beeeem na frente. E há quem queira derrubá-lo, no seu próprio time

É uma análise interessante. Afinal de contas, embora não seja unanimidade entre os petistas, os possíveis detratores ou pretendentes ao lugar dela se aquietaram, assim que a decisão foi tomada. Não pelo partido, mas por Lula, o pai, mais que avalista, da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Enquanto isso, do outro lado, embora há coisa de um ano bem na frente de quaisquer outros, inclusive somados, José Serra consegue o impossível: ser contestado. E, mais que isso, com os afagos feitos a seu inimigo Ciro Gomes, chega a ser afrontado. Ao ponto de haver gente duvidando, inclusive, que o governador paulista possa ser escanteado ou se afastar, antes do final do processo.

Coisa surreal. E que mostra bastante bem a diferença entre os que fecham com Dilma (por lealdade e até por oportunismo – em se tratando de algumas siglas que a ela se achegam) e os seus opositores. Bem, mas isso é só uma opinião claudemiriana. Quem trata dessa situação, de um ponto de vista que me parece obviamente tucano (o que não o desmerece, naturalmente) é o jornalista Ruy Fabiano, em artigo publicado originalmente na página de Ricardo Noblat. A foto é do portal do Governo de SP. Vale a pena conferir.

A desconstrução de Serra

PSDB e DEM protagonizam um comportamento inusitado em matéria de sucessão presidencial. Possuem o candidato mais cotado nas pesquisas – o governador José Serra -, mas, em vez de incensá-lo, empenham-se inversamente em desconstruí-lo. Serra, há mais de um ano, é o líder isolado nas pesquisas, com índices médios em torno de 40%, que representam mais que a soma de seus adversários, incluindo o tucano Aécio Neves.

Mas, mesmo assim, não sabe se será o escolhido para enfrentar Dilma Roussef. O PT, ao contrário, diante de uma candidata com dificuldades notórias de decolar, absorve suas contrariedades internas e a apóia incondicionalmente. Não surgiu até aqui – e é improvável que surja – algum nome alternativo à ministra dentro do partido ou da base governista. É a candidata de Lula e ninguém mais a discute. Trabalha-se por ela – e como.

Aécio Neves, além de insistir em disputar com Serra, alia-se a um dos maiores críticos do PSDB, o deputado Ciro Gomes (PSB), que não perde a oportunidade de repetir que o país deve aos tucanos um dos piores governos de sua história, o de FHC. E acusa Serra de defeitos ainda piores que os do ex-presidente…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados por Ricardo Noblat.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. só de pensar que ele pode governar(DEUS que livre nosso pais), dá medo será que também terá um “NOVO JEITO DE GOVERNAR´´ou vão terminar com o resto das estatais do Brasil, vender o que FHC, não teve tempo de vender em 8 anos, desafio aos criticos do Governo Lula, QUE citem apenas uma estatal vendida neste governo.
    Edizem que o serra é pior que o FHC,CUIDADO BRASIL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo