DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. ‘Pumpkins’ chega à Liga e busca provar que está no mesmo nível dos demais

Vice-campeões do RS focam na “mentalidade” para alcançar bons resultados

A equipe da capital gaúcha não disputava uma grande final de campeonato estadual desde 2015 (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Revelando que jogar futebol americano pode ser como andar de bicicleta – “a gente nunca se esquece” -, o Porto Alegre Pumpkins surpreendeu no ano de retorno da marca e chegou, de forma invicta, à final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Saindo de Santa Maria com a medalha de prata, a questão agora é outra: os Abóboras têm a oportunidade de mostrar que são capazes de competir no alto nível da Conferência Sul da Liga BFA

Após finalizar a primeira fase da competição de forma invicta ao vencer o Canoas Bulls, por 27 a 20, o Carlos Barbosa Ximangos, por 30 a 12, e o União da Serra, por 35 a 0, o Porto Alegre Pumpkins encontrou logo seu maior rival no Gaúcho Bowl (nome dado à grande final do Campeonato Gaúcho), Santa Maria Soldiers – pelo qual foi derrotado por 17 a 14.

Foi no detalhe. A grande final do Gauchão de 2022 poderia facilmente ter sido conquistada pelos porto-alegrenses. Uma partida com chuva, muito contato, jogadas surpreendentes e muito sentimento em campo. Entretanto, a resiliência dos Soldiers, que desejavam conquistar seu sétimo título e tornar ainda mais larga a diferença para o segundo maior campeão gaúcho, o próprio Pumpkins com quatro troféus, falou mais alto.

Rodrigo Palaver, head coach dos Pumpkins, acredita saber os pontos que precisam melhorar para as próximas competições e cita a mentalidade como um deles, ainda que tenham se saído bem nesse quesito durante a campanha do estadual.

O clássico gaúcho com o Soldiers tem chances de acontecer apenas no mata-mata da Conferência (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

“A gente sabe o que a gente precisa fazer, ficou bem claro. Esse foi o meu primeiro campeonato como head coach então, obviamente, eu tenho coisas a melhorar. A gente atingiu um nível de mentalidade muito bom durante o Campeonato Gaúcho, que conseguiu elevar o nosso nível de equipe em termos de confronto e não só em relação ao Soldiers. Por exemplo, a gente teve um baita jogo contra o Bulls, que também é uma equipe bem forte, e contra o Ximangos, apesar de eles terem umas limitações táticas. A gente conseguiu desenvolver nossa mentalidade nesses dois jogos e acho que a gente vai continuar [conseguindo]. A gente sabe que tá bom, mas precisa melhorar”, contou Palaver.

Mesmo que a grande final tenha sido extremamente disputada, assim como poucos jogos da fase de grupos, o técnico ainda fala sua opinião sobre a edição de retorno do Campeonato Gaúcho. “Eu acho que foi um bom Gauchão. Obviamente, o nível das equipes não tava tão alto quanto o das temporadas passadas, mas eu acho que tiveram alguns jogos memoráveis que deu pra fazer o público sentir o gostinho de novo do futebol americano.”

Agora, passado o primeiro semestre de competições, espera-se que o nível das equipes aumente dado que, na Conferência Sul, equipes de Santa Catarina e Paraná se juntam aos residentes do RS. Para Palaver, “O público espera que o Pumpkins esteja no mesmo nível. Que chegue para disputar com Rex, Soldiers, Bulls, com todo mundo.”

Em relação a uma possível revanche contra o Santa Maria nos playoffs da Conferência, o head coach aparentou estar esperando por isso em suas palavras. “Eu trabalho para não ser derrotado. Eu digo que a gente só perde quando pega a derrota e aceita ela e não melhora”, finalizou.

O primeiro jogo do Porto Alegre Pumpkins na Liga BFA é contra o rival Canoas Bulls, no dia 19 de junho, na sede do Club Sport Marítimo no campus Canoas da Ulbra, às 14h.

LEIA TAMBÉM:

FUTEBOL AMERICANO. Site fará ampla cobertura da Conferência Sul da Liga BFA. “Soldiers” presentes!” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Atual vice, T-Rex pretende passear pela Região Sul para buscar um novo título” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Novato, mas com elenco experiente, ‘Almirantes’ quer surpreender na BFA” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Unidos ao time de campo, Gladiadores de Joinvile entram firmes na Liga BFA” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. A força do norte de SC: o Jaraguá Breakers busca a volta aos tempos áureos” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. A forte São José Istepôs sonha alto na disputa da conferência sul de Liga BFA” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. “Bulls” canoenses sabem e confiam no potencial que têm para a disputa da BFA” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Saiba mais sobre o único paranaense na Conferência Sul, o Moon Howlers” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo