Arquivo

Inflação em SM. Pesquisa aponta queda do índice. E três, de oito, grupos registram deflação

Por entender importante, e também por complementar nota publicada há bem pouquinho, logo abaixo, reproduzo a seguir notícia que coloquei no ar na madrugada de sábado. Afora as correções cronológicas, acrescento uma terceira sugestão de leitura, lá embaixo. Confira:

 

 

“Inflação em SM. Não fosse o preço dos alimentos e o custo de vida beiraria o “zero” em agosto

 

A análise rápida do Índice do Custo de Vida em Santa Maria relativo a agosto, divulgado na sexta-feira, dá conta que o preço dos itens de alimentação, sozinho, representa 0,17% do 0,20% identificado na pesquisa realizada pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra (NEPE).

 

A contribuição dos outros oito grupos, dos nove em que é realizado levantamento de cerca de 1 mil itens, é praticamente irrelevante. Três deles – Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais e Despesas Pessoais – até apresentaram deflação. Isto é, os preços, ainda que insignificantemente, simplesmente caíram. Outros dois grupos, Transporte e Educação, tiveram reajuste “zero”. Os demais – Habitação (0,04%), Artigos de Residência (0,02%) e Comunicação (0,01%) – apresentaram aumentos irrisórios em agosto.

 

Quer dizer, foi a alimentação, de novo, a grande vilã do índice do mês passado, apurado pelo NEPE, em trabalho que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira. Aliás, é o que tem acontecido ao longo de 2008, em que a inflação acumulada chega a 5,11%, mas os itens alimentares aumentaram 10,72% no período. E o mesmo ocorre quando se anualiza o Índice. Nos últimos 12 meses, a inflação da boca do monte acumula 7,01%. E a alimentação, 12,84%.

 

Comparando o índice santa-mariense com o nacional é fácil perceber que o reajuste de preço de Santa Maria é razoávelmente maior do que a média nacional. Basta comparar. Apenas em agosto, tomado o mês único, a boca do monte ganhou da média brasileira: aqui 0,20%, e no país como um todo, 0,28% – conforme a inflação oficial apurada pelo IBGE, no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) .

 

No acumulado do ano, enquanto por aqui os preços já se elevaram, conforme o ICVSM/NEPE, em 5,11%, a média brasileira alcança 4,48%. E computados os últimos 12 meses, a inflação santa-mariense é de 7,01%, enquanto a nacional, medida pelo IPCA, é de 6,17%.

 

E o futuro, como será? Boa pergunta, que por enquanto ninguém responde. Melhor aguardar, então.’

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, no Boletim do ICVSM, todos os detalhes da pesquisa feita pelo NEPE/Unifra, a análise de seus coordenadores e ainda artigos especiais de Economia. Vale a pena.

Confira, igualmente, a boa reportagem publicada neste final de semana pelo jornal A Razão: “Está mais barato morar em Santa Maria”.

Leia também a aqui “Inflação oficial de agosto é a menor em 11 meses”, de Thaís Leitão, da Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo