DestaqueSanta Maria

CIDADE. Palacete da SUCV recebe nova pintura, como mais um dos patrimônios do Distrito Criativo

Ações acontecem em vários pontos da fachada do prédio no centro de SM

Raspagem, consertos e pintura das paredes externas ocorrem paralelamente em vários pontos da fachada (Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria dá sequência à recuperação de mais um patrimônio histórico da cidade. A fachada do edifício João Fontoura Borges, conhecido como o “prédio da SUCV”, na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires, passa por revitalização desde fevereiro deste ano. Agora, quem transita pelo Centro de Santa Maria pode verificar que o trabalho de pintura das paredes externas já se iniciou.

Um aspecto chama atenção: a cor utilizada é a mesma da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, um tom de rosa único e que não é encontrado comumente nos catálogos das lojas de tinta. Mesmo assim, a cor não deixa de ser semelhante à original do prédio. 

O secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, explica que a revitalização da fachada da SUCV ocorre em etapas: primeiro é feita a raspagem, depois, o reparo de danificações nas paredes e, em seguida, a aplicação da tinta, que é precedida por um fundo de cor branca. Por enquanto, o trabalho não exige alterações no trânsito, apenas a suspensão temporária das vagas de estacionamento no sentido da Rua Venâncio Aires. A pintura segue nas próximas semanas, e o avanço depende das condições climáticas. 

“A cor que escolhemos foi desenvolvida especialmente para a Casa de Cultura Mário Quintana e, a partir de agora, a teremos em Santa Maria, na SUCV. É uma cor que mantém e reforça o valor histórico do prédio. Nenhum outro imóvel em Santa Maria tem essa cor, é algo único”, explica o secretário. 

O prédio foi inaugurado em 1926 com objetivo de abrigar a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV). A fachada da construção é tombada como patrimônio histórico municipal.

A revitalização é custeada com recursos da Prefeitura e dos demais condôminos do edifício, que ocupam o andar térreo. O Município arca com parte do valor do contrato com a empresa André Soares Pinturas Prediais e Residenciais, cerca de R$ 160 mil. 

Ainda de acordo com o secretário Marco Mascarenhas, depois da recuperação externa, a Prefeitura buscará viabilizar a recuperação das dependências internas. Quando estiver totalmente apto para uso, os andares superiores do prédio da SUCV – atualmente interditados- deverão ser destinados para a Secretaria Municipal de Cultura.

A estrutura faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare, movimento criado para repaginar centro histórico de Santa Maria, não só com obras de infraestrutura, mas a partir da criação de atrativos de cultura e lazer e da instalação de empreendimentos nesta região.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo