Artigos

Precisamos reconhecer as boas práticas na gestão pública – por Paulinho Salerno

Projeto da Famurs que reconhece os feitos dos gestores pela população”

Impactar e fazer a diferença na vida dos moradores dos 497 municípios do RS. E estimular o desenvolvimento de ações que contribuam para o desenvolvimento de nossas cidades. Com muito orgulho, estou retomando com o Prêmio Boas Práticas na Famurs. Oportunidade de reconhecermos ações em todos os cantos do Estado.

Os municípios terão até o dia 16 de setembro para inscrever até cinco projetos – sendo um projeto por área -, que apresentem resultados comprovados de criatividade e inovação, aplicabilidade e replicabilidade, impacto social, continuidade, interação entre as secretarias, eficiência e sustentabilidade. Nesta edição, poderão concorrer projetos executados de janeiro de 2019 a junho de 2022, podendo ainda estar em fase de execução.

Os ganhadores de cada categoria terão reconhecimento no dia 29 de novembro, em cerimônia realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Serão premiados três projetos finalistas por área, que receberão os títulos de 1º, 2º e 3º lugares. O primeiro lugar de cada categoria receberá troféu, placa de homenagem e certificado. Os segundos e terceiros, placa de homenagem e certificado. Todos os municípios com projetos inscritos também receberão certificado de participação.

Sabemos que uma das maiores marcas de uma gestão são as suas ações perante o público. Estes projetos, podemos dizer que muitas vezes são pensados por poucos, mas que precisam de uma engrenagem muito maior para serem satisfatórios, no exercício diário do atendimento e da prestação de serviços.

Pensando nisso, a casa dos municípios, nossa Famurs, tem buscado valorizar as boas ações, projetos e práticas realizadas dentro das nossas cidades. Chegamos à quarta edição do Prêmio Boas Práticas com uma expectativa muito grande. Como tenho o costume de dizer, os problemas só mudam de endereço e de proporção, em relação às cidades do Rio Grande do Sul e também do Brasil.

Como meses atrás, pudemos participar do Prêmio Prefeito Empreendedor e sermos reconhecidos enquanto gestores municipais de Restinga Sêca, ao dar suporte às empresas locais, desta vez, em escala maior e com abrangência em quinze categorias, numa troca de experiências que será de grande valia para nossas cidades. Boas ideias não só podem como devem ser levadas adiante, reconhecidas e reproduzidas em outros lugares, na busca por soluções que transformem a vida das pessoas.

São muitas categorias, das quais podemos citar a desburocratização, a qual temos reforçado a importância, dia após dia, na busca por melhores condições para o melhor desenvolvimento econômico gaúcho. Não só este, como dentro do turismo, que tem despontado como um dos principais atrativos dentro do Estado do Rio Grande do Sul, com a possível chancela da UNESCO, de dois novos geoparques, que se juntarão ao Caminhos dos Cânions do Sul, gerando novos modelos de negócio voltados a este segmento.

A questão ambiental também tem um importante papel, recuperando espaços degradados e conservando a fauna, além de buscar soluções de menor impacto ambiental, levando em conta o crescimento e desenvolvimento das cidades. O desenvolvimento rural, já que o agronegócio é peça-chave da economia. E claro, saúde e educação, que são dois pilares que têm consequências nos demais, através de inovações tecnológicas, para melhoria do ensino e do atendimento aos pacientes.

São muitas categorias e queremos contemplar a cada uma delas, trocar experiências e apresentar a outros gestores o que se faz de bom por aqui. Nosso Rio Grande é rico em boas ideias e se for possível aplicá-las a outros municípios que enfrentam algum tipo de dificuldade, não mediremos esforços para levar estas experiências a estas regiões.

O que podemos dizer é que o fruto das boas práticas deverá ser colhido por todos e que a população é quem mais vai se beneficiar, pois acreditamos nas boas ideias e na capacidade de nossas equipes, dentro da gestão pública.

Sejam bem-vindos ao Prêmio Boas Práticas.

(*) Paulinho Salerno é prefeito municipal de Restinga Sêca e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele escreve no site às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo