Artigos

Tecnologia e maior produtividade: a Expointer deu provas de que o Agro é forte – por Paulinho Salerno

“É fundamental entender que a tecnologia está a favor do produtor”

Vivemos em um Estado erguido pela força dos agricultores e pecuaristas, pois estes são os principais responsáveis por haver comida na mesa da nossa gente, todos os dias. E esta, sabemos, é uma vida dura, pois as incertezas do tempo não garantem que todos os dias serão de resultados positivos, apesar de tantos esforços e tantas melhorias que auxiliam na lida diária dos produtores.

Enquanto Famurs, participamos há alguns dias da 45ª Edição da ExpoInter, uma das principais vitrines do que há de melhor em nosso Rio Grande, bem como de novas tecnologias empregadas no setor, para contribuir na produtividade. Este é o momento onde as tradições gaúchas dão as mãos à inovação, pois a sociedade vive em constante mudança e crescimento, o que demanda agilidade e produções escaláveis. É fundamental entender que a tecnologia está a favor do produtor.

Informar o produtor sobre como esta inovação pode auxiliá-lo é fundamental e isso se tem feito através de diversas palestras, encontros e seminários, como os que aconteceram paralelos às exposições. Nosso Estado é diverso e proporcionou aos visitantes conhecerem novas técnicas de auxílio no plantio, bem como a necessidade de estar cada vez mais atento à qualidade dos produtos, principalmente no manejo de defensivos agrícolas e claro, a novas opções de cultivares que surgem com grande potencial de mercado, num futuro próximo.

Alimentos de boa procedência são uma vitrine que está à vista de todos e, quanto mais qualidade, mais próximo da venda e quanto mais diversificado o plantio, maior potencial. Outro diferencial de mercado apresentado é a inteligência artificial empregada à fruticultura, garantindo a eficácia no tratamento de pragas que eventualmente podem prejudicar o cultivo.

E tivemos também um dado significativamente importante, que é a inserção da juventude, trazendo a vontade de aprender e também passar conhecimento aos nossos produtores. A renovação é importante em todas as áreas, o que é evidenciado pelas nossas escolas agrícolas e o trabalho realizado na sala de aula e claro, nas atividades práticas que são fundamentais na aplicação do conhecimento. As pesquisas realizadas por estes são de suma importância em produções de pequena escala, tanto em propriedades rurais de menores proporções, como da agricultura familiar que, através das agroindústrias familiares, novamente têm ganhado destaque.

Assim evidencia-se a importância do agro, não apenas para quem trabalha diariamente com ele, debaixo de sol e chuva, sempre reféns das intempéries que impactam na produtividade, mas também para quem consome os produtos oriundos da vida no campo.

O importante é que todos conheçam a realidade que se apresenta e como o setor tem evoluído na busca por melhores resultados e maior qualidade. A tecnologia vem para o bem de todos e quanto mais constantemente pudermos empregá-la no dia a dia, maiores serão os benefícios a todos.

(*) Paulinho Salerno é prefeito municipal de Restinga Sêca e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele escreve no site às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo