COLUNA OBSERVATÓRIO. E surge, então, o primeiro “não-candidato” à Prefeitura
Valdeci e Pimenta não serão secretários. Um concorre em 2010. Qual?
A anunciada presença do ainda deputado Fabiano Pereira como secretário de Justiça e Direitos Humanos no governo Tarso Genro tem duas conseqüências imediatas. A primeira interessa à Santa Maria inteira. Afinal, ganha mais um posto no primeiro escalão do Estado – o outro é ocupado por Estilac Xavier. A segunda tem tudo a ver com a eleição de 2012, na medida em que precipita o debate interno no PT.
Explica-se. Afinal, Tarso deixou bem claro, logo após ser eleito, que não pretendia ter secretários que concorressem dentro de dois anos. A ilação é óbvia: Fabiano, um dos nomes da tríade do comando político petista santa-mariense fica automaticamente fora da disputa.
Diante da nova situação, a pergunta se simplifica: quem, entre Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, representará a principal sigla de oposição ao governo de Cezar Schirmer? Este, negando ou não, concorre à reeleição dentro de dois anos.
A maior parte dos analistas imagina ser o ex-prefeito o provável concorrente do PT. Pode ser. Inclusive porque não será secretário de Estado. Mas o deputado federal também não, muito provavelmente pela mesma razão – não poderia cumprir a determinação do governador (e amigo pessoal), que refuta assessores de meio tempo.
Para não fugir da raia, Observatório tem a sensação (que não saiu do nada, senão que colhida junto a próximos dos dois deputados) de que a tendência que se esboça, no âmbito petista, é uma nova candidatura de Pimenta. Algo que, isso é possível afirmar, talvez se defina logo nos primórdios de 2011. A conferir.
Valdeci será o candidato do PT. Pimenta não tem essa ambição penso. Pimenta sonha com o Senado.
Schirmer o candidato do governo. E o Jorge Pozzobon, perderá mais uma oportunidade?
Tudo indica que teremos um cenário como houve em Caxias do Sul em 2008. Lá Sartori venceu o ex prefeito por duas vezes Pepe Vargas do PT. Em Santa Maria ocorerá o mesmo?
Por consequencia de Fabiano não ser mais candidato à prefeito também surgiriam os não candidatos à vereança?
Sim porque alguns que me pediram voto para ele diziam que ele seria o próximo prefeito e os levaria a vereança então concluo que….