OBSERVATÓRIO. DEM era PFL. E não era irrelevante
Não custa lembrar
Em 11 de maio de 2002:
“Luneta… * Pefelistas de Santa Maria (e do Rio Grande do Sul) morrem de medo que o partido, em nível nacional tome uma entre duas atitudes: lançar candidatura própria ou se aliar ao PSDB de Serra.
* Se qualquer das alternativas for adotada, o partido, aqui, não poderá aliar-se ao neoneocomunista Antônio Britto, por força da necessidade da vinculação vertical das alianças.
* Palpite claudemiriano: durmam tranqüilos, pois o pefelê (e sua irresistível vocação para o poder) apoiará Serra (se ele tiver chances) sem formalizar nada. Candidato próprio? Deve ser brincadeira. Atenção: é palpite, mero palpite…”
Hoje:
E dizer que se passou apenas uma década. Pois, no momento em que se publicavam as notas na seção Luneta, o Partido da Frente Liberal era uma agremiação relevante na política nacional. Brigava para indicar o vice do candidato a presidente que seria derrotado mas, enfim, isso faz parte do jogo do poder.
De lá para cá, transformado em DEM (mas não por isso, ou não apenas por isso), o partido foi minguando, minguando e hoje é praticamente uma irrelevância nacional. Reconheça-se, porém: em Santa Maria ainda tem espaço. E não é pequeno. E tem dois votos que podem ser fundamentais ao governo, no parlamento da comuna.
Ainda o DEM/SM entre outros quadros qualificados possui Zélia Cunha, primeira suplente da coligação DEM /PDT/PPS e o cirurgião-dentista Moacir Alves conhecido como Dr.Moacir nomes do DEM para o primeiro escalão onde já possui a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Tá bem no páreo o DEM!! E vai com Maneco para Assembléia 2014.