CULTURA. José Antonio Brenner é o Patrono da Feira do Livro. Saiba quem mais é homenageado no evento

Taí. Gostei. Não que isso importe muito a quem escolheu, mas o fato é que os organizadores da Feira do Livro acertaram a mão, na escolha do Patrono do evento deste ano – que começa em 26 de abril e vai até 11 de maio. José Antônio Brenner é um dos principais nomes da cultura santa-mariense e merece esta homenagem.
Mas ele não é o único lembrado nesta verdadeira festa da cultura, como você confere no material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Ana Bittencourt. A foto é do Feicebuqui. A seguir:
“Feira do Livro 2014 define patrono e homenageados
A Feira do Livro de Santa Maria vai ocupar a Praça Saldanha Marinho de 26 de abril a 11 de maio. No entanto, a preparação para o maior evento literário do centro do Estado já definiu os homenageados da edição deste ano. Nesta quinta-feira (20), a Comissão Organizadora anunciou o Patrono e os Homenageados de 2014.
O Patrono é o arquiteto, graduado pela UFRGS em 1958, José Antonio Brenner, pesquisador da história da cidade, autor de artigos para jornais e ensaios de cunho histórico. Também escreveu um livro sobre a imigração alemã em Santa Maria. O resultado das pesquisas de Brenner pode ser conferido na internet, no endereço brennerdesantamaria.blogspot.com
Viviane Marconato é a educadora homenageada. Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio e na Escola de Educação Infantil Padre Orlando, Viviane atua nos anos iniciais. Organizadora de um festival literário na escola, a professora também é responsável pelo Projeto Balaio de Poesias, além de participar do Projeto Autor Presente. Viviane Marconato trabalha ainda com atividades que desenvolvam a criatividade, leitura, escrita e produção textual das crianças.
Por fim, o homenageado da Feira do Livro é o escritor, compositor e poeta Antonio Carlos Machado (11/07/1935 – 28/09/1997). Machado participou dos grandes festivais de música nativa em várias cidades do Estado, como compositor e jurado, além de concursos de Poesia, Prosa e Declamação. No período de 1º de março de 1983 a 7 de julho de 1986, foi diretor da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, em Santa Maria.
A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, UNIFRA, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, SESC-RS e SESI-RS.”
Nada sobre o alarido na Rio Branco?
Ué?!? (NOTA DO SÍTIO – o editor está juntando as diversas versões. O resultado será publicado mais tarde)