Ambiente Avança Santa Maria: a Prefeitura lado a lado com quem quer empreender – por Jorge Pozzobom
“Sala do Empreendedor vem para somar-se às demais iniciativas do Município”
Acreditar no desenvolvimento de uma cidade é acreditar em quem investe nela, em quem gera empregos, ou seja, é andar lado a lado de quem empreende aqui. Isso significa muito mais do que incentivo. Requer investimento e programas que facilitem a rotina de quem deseja abrir uma empresa ou ampliá-la.
Nestes processos, esbarramos em uma palavra que ninguém gosta: burocracia. Embora seja exaustivo lidar com ela, é impossível dispensá-la. No entanto, podemos trilhar o caminho da otimização em todos os sentidos. É aqui que entra a (des) burocratização, um alvo perseguido pelo meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu. Digo a vocês que já somamos várias conquistas neste sentido.
A nossa Secretaria de Licenciamento e Desburocratização inaugurou, na última sexta-feira (15), em parceria com o Sebrae, a Sala do Empreendedor. O espaço, localizado na Rua André Marques, nº 820, 10º andar, tem como objetivo facilitar a abertura, regularização e fechamento de empresas, prestando serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), como emissão de nota fiscal, acesso a crédito e orientação empresarial, com dicas de gestão, por exemplo.
É importante dizer que a Sala do Empreendedor vem para somar-se às demais iniciativas do Município, como o Programa Avança Santa Maria, Poupa Tempo, Tudo Fácil Empresas e Descomplica SM. E o que é fundamental aqui: une-se a duas ofertas de crédito que dão grande apoio a quem está começando, o Distrito Criativo Credi e Juro Zero.
Sei que não iremos nos isentar da burocracia que, diga-se de passagem, é um desafio não só de Santa Maria, mas de qualquer Administração Pública no Brasil. Hoje, a partir de muito trabalho e de parcerias importantíssimas, temos inúmeros programas voltados à desburocratização, empreendedorismo e oferta de crédito.
Trata-se de um ambiente completo, o qual eu chamo, com muito otimismo, de Avança Santa Maria. E quando eu falo em ambiente, reforço que queremos proporcionar condições que possibilitem o aprendizado necessário para que esses novos empresários avancem cada vez mais. Ou seja, é acolhimento e informação, mostrando o caminho para acessar serviços que a Prefeitura já disponibiliza.
Tenham certeza que tanto o Rodrigo quanto eu não medimos esforços para que o ambiente econômico de Santa Maria seja cada vez mais próspero. Isso é trabalhar pelo desenvolvimento das pessoas. Isso é trabalhar pelo desenvolvimento de Santa Maria.
_____________________________________________________________________________
A Sala do Empreendedor atende pelo telefone (55) 99155-3086 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected]. O horário de atendimento é das 8h30min às 13h30min.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.
Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo é de João Alves/Prefeitura.
Como não poderia deixar de ser, uma piada. Santo Angelo tem um terço da população de SM. Tem um aeroporto regional, pista de 1600 m e voos para SP tres vezes por semana. Ou seja, aquela historia de ‘vantagem por ser o centro do estado’ é pura cascata. Outros lugares não ficaram parados e trabalharam seus problemas de logistica (como Bagé). Faltaram cojones para municipalizar o saneamento no municipio. Faltaram cojones para algo além de maquiar o puxadinho da Base Aerea. Quem não tem cojones comemora inauguração de salas. Aideti ponteia o pareo para a prefeitura ano que vem. Não se sabe a conjuntura economica ou politica de 2025. Porém não é necessario imaginar que, devido ao alinhamento com o governo federal, se um aeroporto civil não sair na proxima (possivel) administração vai ficar para as calendas gregas.
Mãe de rico, pai dos pobres. Só para empresariado, para o “povão” nada!!!