Por Pedro Pereira / com informações do site Ogol
O ex-técnico do Internacional de Santa Maria, Márcio Nunes, de 42 anos, assumiu o Avenida, de Santa Cruz do Sul, conforme anunciado oficialmente na sexta-feira passada (13). O retorno do comandante ao Alviverde, clube em que é identificado e considerado ídolo, era especulado desde o acesso do Caxias à terceira divisão do Campeonato Brasileiro, que acarretou a classificação da equipe santa-cruzense para a Série D.
O treinador deixou o Alvirrubro com saldo positivo: em 12 partidas disputadas sob os trabalhos dele, ao longo de três rodadas do Campeonato Gaúcho Série A2 e sete rodadas, como também os dois jogos contra o Novo Hamburgo nas quartas de final, pela Copa FGF – Troféu Rei Pelé, foram sete vitórias. Além disso, o Inter-SM não perdeu em casa – foram cinco triunfos e dois empates.
Para o técnico, alguns de seus objetivos no Estádio Presidente Vargas foram concluídos. “Tiro muitas coisas positivas da minha passagem pelo clube, mas principalmente aquilo que eu pregava: consegui fazer o torcedor acreditar no time e, internamente, mostrar ao Inter de Santa Maria que era necessária uma mudança profissional”.
A história do comandante com o Avenida existe desde os tempos em que ele atuava no setor defensivo dos gramados, como zagueiro. Com Nunes em campo, o Alviverde conquistou o título da Divisão de Acesso em 2011. Anos depois, como treinador, ele conduziu a equipe no acesso ao Campeonato Gaúcho Série A, em 2022, e esteve à frente na manutenção do esquadrão na elite, em 2023.
De brinde, o time herdou uma vaga para o Campeonato Série D de 2024. Isso, inclusive, foi um dos fatores que o fez optar por retornar a Santa Cruz do Sul para a próxima temporada. “Eu tinha muita vontade de permanecer no Inter de Santa Maria e dar continuidade ao trabalho porque existia uma confiança muito grande na possibilidade de levar o clube à primeira divisão estadual. Mas a questão do Gauchão e do cenário nacional no segundo semestre pesou bastante”.
Quem assume o comando?
Conforme apurado pelo repórter do Diário de Santa Maria, Gilson Alves, alguns nomes conhecidos do cenário gaúcho de futebol profissional estão no radar do Alvirrubro para o cargo de técnico em 2024. Daniel Franco, que liderou o Santa Cruz ao título da Série A2 deste ano e está sem equipe desde setembro, seria o mais cotado.
O treinador de 52 anos, quando atleta, atuava como lateral-esquerdo e ganhou pelo Internacional, de Porto Alegre, e pelo Corinthians, a Copa do Brasil em 1992 e 1995, respectivamente. Antes de conquistar a Divisão de Acesso com o Galo, ele já havia vencido a competição com o União Frederiquense, na temporada de 2021.
Os outros nomes seriam: Gelson Conte, Carlos Moraes e Antonio Picoli. O primeiro, de 55 anos, está sem clube desde que deixou o Aimoré, de São Leopoldo, no fim do mês de julho deste ano. No Rio Grande do Sul, o técnico tem em sua prateleira o título do Campeonato Gaúcho Série B de 2012, em que venceu no comando do próprio Índio Capilé.
O segundo, de 48 anos, conquistou a Série A2 da temporada passada como treinador do Esportivo, de Bento Gonçalves, equipe em que também disputou o Gauchão de 2023. Com a não classificação ao mata-mata do torneio, Moraes deixou o time e assumiu o Caravaggio, do município catarinense de Nova Veneza, que disputou a segunda divisão do Estado e caiu nas quartas de final.
O terceiro, de 51 anos, não trabalha na comissão técnica de um clube desde que deixou o Pelotas, em 2022. Entre os técnicos que estão sendo especulados, contudo, é o mais vitorioso: Picoli venceu a Copa FGF de 2011 no comando do Juventude e, representando o Lobo, seu último trabalho, conquistou a Copinha de 2019 e a Recopa Gaúcha, em cima do Grêmio, em 2020.
No que diz respeito aos jogadores confirmados para 2024, o jornalista revela que pelo menos nove nomes devem seguir no elenco, ainda que disputem a primeira divisão estadual Brasil afora e depois voltem para a Divisão de Acesso. São eles: o lateral-direito Lucas Evangelista; o zagueiro Jean Pablo; os laterais-esquerdos Alan Bald e Márcio Goiano; o volante Mateus Santana; o meia Jean Roberto; o atacante Wilson Júnior; e os centroavantes Michel e David Batista.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.