CulturaDestaque

CULTURA. De Santa Maria, Royale Escola de Dança e Integração Social selecionada em edital do ‘MinC’

Reconhecimento nacional para o trabalho realizado, fala a Diretora da Escola

Por Ana Lucia Silva (com foto de Ronald Mendes/Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Royale

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, divulgou, no dia 27 de fevereiro, o resultado final da etapa de seleção do Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti. O prêmio representa um marco importante na retomada da Política Nacional Cultura Viva, evidenciando uma notável diversidade cultural desde seus resultados preliminares.

A lista foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e relaciona a Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria. Em fase preliminar, 985 candidaturas foram selecionadas. No total, foram reconhecidas 1.117 iniciativas culturais.

O edital de premiação representa o maior investimento da história da Política Nacional Cultura Viva nesta modalidade, com mais de 33 milhões de reais direcionados para reconhecer a importância e as contribuições do fazer cultural de base comunitária nos quatro cantos do país. Sua diversidade e presença em todo território nacional, para além dos centros urbanos, atingirá municípios que, até então, não tinham beneficiários reconhecidos com premiações pelo MinC.

– Um reconhecimento nacional para o trabalho da Royale – comemora Daniela Nascimento, diretora artística, destacando que esse e outros resultados “são fruto do que a gente faz há 25 anos, com bastante dedicação.”

São quatro categorias, com prêmios individuais de R$ 30 mil, que reconhecem a contribuição dos agentes culturais, como os mestres e mestras das culturas populares, podendo certificar como pontos de cultura os grupos e ou coletivos e instituições culturais sem fins lucrativos classificados, como também premia pontos e pontões já certificados. Confira as categorias do edital que homenageia Sérgio Mamberti, artista e militante falecido em 2021:

Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo: reconhecerá a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que promovem as culturas populares e tradicionais brasileiras.

Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina: valorizará as iniciativas culturais que promovem e preservam as manifestações culturais indígenas em todas as regiões do Brasil.

Prêmio Diversidade Cultural: reconhecerá e valorizará as iniciativas e produções culturais de pessoas idosas, com deficiência, LGBTQIA+ e em sofrimento psíquico.

Prêmio Cultura Viva: reconhecerá e incentivará atividades culturais desenvolvidas por Pontos de Cultura e por grupos, coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos que querem ser reconhecidas e certificadas com o Selo Cultura Viva em todos os estados brasileiros, para fazerem parte da Rede Cultura Viva e darem destaque às suas atividades culturais e às comunidades onde atuam. A Royale receberá o prêmio nesta categoria.

Sérgio Mamberti

De sua Santos (SP), “porto para o mundo”, como ele afirmava, construiu uma carreira prolífica que inclui dezenas de espetáculos teatrais, telenovelas e filmes. Além de ator, dirigiu, produziu, escreveu e trabalhou no Ministério da Cultura por mais de uma década. Como gestor público, participou da equipe do MinC, tendo sido o proponente e primeiro dirigente da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo