Santa Flora. Demissão do subprefeito, a notícia e as razões da prefeitura. E a reação do PT
O fato aconteceu na segunda-feira. Mas tem ainda seus desdobramentos. Foi exonerado pela prefeitura o subprefeito eleito do distrito de Santa Flora, Antônio Roque da Silva. Isso desencadeou uma discussão, pelo menos no âmbito radiofônico (eu escutei na rádio Imembuí – mas imagino que possa ter havido também em outras emissoras), acerca das razões. E, agora, até o PT, por sua direção local, se manifesta, na defesa de seu filiado e criticando a atual administração.
Cada qual com seu ponto de vista. Para facilitar, é o que imagino, publico abaixo, em seqüência e na íntegra, a informação da Prefeitura e a nota oficial do PT santa-mariense. Acompanhe e tire tua conclusão, se desejar:
A PREFEITURA
Santa Flora terá subprefeito interino até 28 de março
O prefeito Cezar Schirmer determinou, nesta segunda-feira (28), a exoneração do subprefeito de Santa Flora, Antonio da Silva. Na mesma oportunidade foi nomeado o servidor de carreira, Cláudio Santiago, que responderá pelo cargo interinamente, até o final do mandato dos dirigentes distritais, que encerra em 28 de março.
A exoneração do subprefeito, segundo justificativa do secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, foi motivada por um ofício encaminhado ao secretário, em 16 de janeiro, em que Silva informa que, por não dispor de uma funcionária, iria cancelar o serviço de Correio e o atendimento médico à população, conduta inaceitável por causar prejuízos graves à população afirma Menna Barreto.
Segundo Menna Barreto, logo que assumiu a prefeitura, e ciente dos problemas enfrentados nos distritos, o prefeito Schirmer explicou aos dirigentes a dificuldade que estava encontrando para nomear um secretário administrativo para as subprefeituras, uma vez que, segundo apontamento do Tribunal de Contas do Estado, a função não poderia ser exercida por um cargo comissionado, teria que ser um funcionário do quadro cedido ou concursado. O prefeito pediu a compreensão de todos e que, por um tempo determinado, eles próprios assumissem o atendimento á comunidade, orientação que não foi atendida pelo subprefeito de Santa Flora.
O subprefeito interino irá reabrir a subprefeitura e fará o atendimento diário à comunidade, no horário das 8 às 12h, ou conforme a demanda dos correios e da secretaria municipal de Saúde.
O PT
Abalo à democracia
Na qualidade de dirigente partidário e de cidadão santa-mariense, queremos publicamente repudiar, lamentar e criticar a decisão tomada pelo Prefeito Municipal Cezar Schirmer de exonerar do cargo o Subprefeito do Distrito de Santa Flora, Antônio Roque, de forma injustificada, sectária e anti-democrática.
À população de Santa Maria, esclarecemos que a exoneração do subprefeito, o qual foi eleito através do voto pela comunidade do referido distrito, ocorreu dias depois do mesmo ter criticado publicamente a possibilidade da extinção da eleição para subprefeitos e por ter divulgado à imprensa problemas que vinham ocorrendo na relação entre a Prefeitura e a Subprefeitura de Santa Flora.
Não aceitar críticas construtivas como as feitas pelo subprefeito e tomar uma medida drástica como esta por causa de um fato corriqueiro no cotidiano da democracia demonstra que o novo prefeito tem dificuldade em lidar com a contrariedade de opiniões e com a liberdade de expressão das pessoas. Isto é extremamente grave para o gestor de um município da importância e da representatividade que tem Santa Maria para o Estado e para o Brasil.
O Prefeito Valdeci Oliveira, na gestão anterior, também recebeu algumas críticas de subprefeitos, mas honrando a sua tradição democrática, não exonerou e nem estabeleceu qualquer punição a eles. Pelo contrário, procurou ouví-los para buscar a resolução dos problemas.
Além de anti-democrática, a decisão do prefeito Schirmer se configura numa óbvia e retrógrada prática de perseguição política contra o Senhor Antônio Roque, pelo fato do mesmo pertencer aos quadros do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria, sigla de oposição à atual administração. Por tudo isso, nos solidarizamos ao subprefeito e também o apoiamos nas medidas que vier a tomar para a retomada da justiça. Ao prefeito de Santa Maria, deixamos uma advertência: Santa Maria é uma cidade que se caracteriza pelo espírito democrático e republicano nas relações políticas. Mudar esta cultura é patrocinar um retrocesso histórico para nossa cidade e nosso povo que certamente será combatido frontalmente pela sociedade local.
Valdir Oliveira – Presidente Municipal do PT-SM
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui, se desejar informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.