Por Pedro Pereira
Como consequência das enchentes de maio, o Santa Maria Soldiers se uniu aos rivais históricos Porto Alegre Pumpkins e ao Canoas Bulls em uma parceria que consiste no intercâmbio de atletas. O acordo garante o empréstimo de jogadores das equipes da Região Metropolitana ao time verde-preto para a disputa da Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2024.
Na vitória por 40 a 13 sobre o Almirantes FA, no último sábado (14), o “Exército” se credenciou mais uma vez à grande final do torneio regional. O confronto, além do resultado, ficou marcado por ter sido o primeiro embate da competição a ser realizado no Rio Grande do Sul desde a catástrofe climática. Entre os “soldados” presentes na sideline (linha lateral do campo, onde ficam os elencos durante o jogo), estava o wide receiver Theo Miguel, prodígio de 22 anos dos “Abóboras”.
O recebedor passou a maior parte de sua carreira vestindo o laranja do time da capital e fez parte da disputa das duas últimas grandes finais do Campeonato Gaúcho, em 2022 e em 2023, vencidas pela equipe de Santa Maria sobre o Pumpkins. Hoje do outro lado da rivalidade, definida por muitos como o “GreNal do Futebol Americano”, o jovem afirma: “é uma grande oportunidade jogar com o pessoal do Soldiers”.
Origem na capital
A carreira de Miguel iniciou em 2018, nas categorias de base do extinto Porto Alegre Gorillas, através do convite de um amigo para participar de uma seletiva para atletas. Na época com 16 anos, ele foi aprovado e, na sequência, ascendeu à divisão adulta da agremiação, onde seguiu até 2020, quando deixou o Brasil para finalizar o Ensino Médio e praticar a modalidade na terra em que foi criada e difundida, os Estados Unidos.
O wide receiver ficou alocado na cidade de Daytona Beach, na Flórida, na casa de uma família escolhida pela escola onde estudou. “Foi a melhor experiência da minha vida no que diz respeito ao futebol americano. Mesmo tendo todos os contratempos da pandemia, foi algo surreal. Era todos os dias, o dia inteiro, jogando futebol americano, treinando, e com pessoas da tua idade, o que faz a experiência ser mais natural e bonita”, relembrou com nostalgia.
Em 2022, mesmo ano em que as competições do esporte foram retomadas após a suspensão por conta do Coronavírus, Miguel voltou ao Brasil e se deparou com a inexistência de seu antigo time. A equipe havia se unido a outro esquadrão da capital gaúcha, chamado Armada Lions, e “refundado” o Porto Alegre Pumpkins, que estava inativo.
GreNal do Futebol Americano
Os santa-marienses e os porto-alegrenses, octacampeões e tetracampeões no Rio Grande do Sul, respectivamente, já decidiram o Gauchão da modalidade em três temporadas. Em 2012, somente os dois clubes participaram da disputa, que foi definida em duas partidas, com apenas um ponto de diferença no placar agregado: 20 a 14 para o Soldiers, no jogo de ida; e 20 a 13 para os “Abóboras”, na volta.
Os times só voltaram a se encontrar em grandes finais em 2022, quando os Soldados venceram por 17 a 14, e depois em 2023, com o triunfo por 32 a 14, de virada. Miguel explica que, em função da rivalidade entre as agremiações ser algo que nasceu muito antes do início de sua carreira, acabou não pesando tanto para si mesmo ao começar a vestir o verde-preto.
“Alguns deles (jogadores do Soldiers) têm muita experiência e tempo de futebol americano. Jogar contra os times da Conferência Sul que, nos últimos anos, tem sido uma das melhores do Brasil, é sem dúvidas muito bom para o meu crescimento como atleta. A cultura do Soldiers é algo que todo time almeja. Os treinos são sempre focados em aprender e melhorar. Fora de campo, o pessoal é super gente boa. Me trataram muito bem desde o primeiro dia”, destacou o wide receiver.
Este intercâmbio de jogadores entre as equipes já aconteceu antes. Na temporada passada, um trio do “Exército” foi emprestado ao Pumpkins para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, que terminou a competição com a medalha de prata. Miguel, que está vivendo esta “jornada dupla” neste ano, define a experiência: “apesar de desgastante, tem sido muito prazeroso conhecer pessoas novas, rever amigos e vivenciar uma cultura totalmente nova e que certamente vai me gerar frutos”.
Foco na BFA
Com a vitória sobre o Almirantes FA, o Soldiers passou a somar duas vitórias e uma derrota na Conferência Sul da Liga BFA, com a fase inicial prevista para ser encerrada no dia 28 de setembro – pela 4ª e última rodada, os representantes da cidade encaram, no Estádio dos Eucaliptos, o Timbó Rex, mesmo adversário já confirmado para a decisão do título regional.
Em caso de resultado positivo – e inédito – sobre os catarinenses no fim deste mês, existe a chance, a depender do placar, dos Soldados sediarem a grande final da competição no Coração do Rio Grande. Miguel, que vem recebendo mais oportunidades no plantel santa-mariense, conta que ainda está aprendendo as jogadas e a forma do elenco de ataque do “Exército” de jogar, mas acredita que a equipe está no caminho certo.
“Acredito que estamos indo em uma crescente muito boa, todo mundo tá empenhado e focado para buscar o título. Agora é foco total na partida contra o Rex para tentarmos colocar a final da Conferência em Santa Maria. Seria a melhor das opções”, afirmou o jovem recebedor. Se o desejo do atleta se concretizar, esta seria apenas a segunda vez que a cidade seria palco da decisão.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.