Arquivo

CCs Regionais. PSDB leva tudo, exceto Corsan – dividida com o PMDB. Prêmio de consolação?

Com absoluta exclusividade, noticiei aqui ontem à tarde, a troca de comando no Case (Centro de Assistência Sócio-Educativa), com a saída de Robson Zinn (que vai para o Casemi – Centro de Assistência em Semi-Liberdade) e a entrada do tucano Vitélio Rocha de Freitas. As duas posses, aliás, acontecem na manhã de hoje.

 

Da mesma forma, você soube aqui, com primazia também, já perto das 9 da noite, da confirmação de José Viegas, do PMDB, como Superintendente Regional da Corsan. E o atual detentor do cargo, o neo-tucano (veio há dois meses do PDT) Elias Pacheco Neto, que passa a ser adjunto. Foi uma troca de lugar, na verdade.

 

Essas duas informações, somadas às nomeações já feitas para os Cargos de Confiança regionais do Governo do Estado, configuram um quadro pra lá de interessante, e sobretudo diferente, na política local. Sobre isso, leia, lá no final, o comentário claudemiriano. Agora, releia as duas notas publicadas ontem, para facilitar (se for o caso) o entendimento. Confira:

 

 

“Exclusivo. Tucanato santa-mariense emplaca mais um CC regional do governo Yeda Crusius

 

 

Muda amanhã (terça), às 9 e meia da manhã, o comando na Fundação de Assistência Sócio-Educativa (Fase) em Santa Maria. Sai Robson Zinn, do PMDB, e assume o tucano Vitélio Rocha de Freitas, que passa a ser novo coordenador do Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) – função exercida no governo Germano Rigotto, até as convenções que confirmaram a então deputada Yeda Crusius como concorrente ao Palácio Piratini, em 2006.

 

Com o que se consuma mais uma reivindicação do PSDB da boca do monte, que não ficou nadinha contente, em janeiro, com a continuação de Zinn – embora este, ao que se saiba, não está lá por conta do peemedebismo, mas por ser da cota institucional da presidente da Fase, Liliane Saraiva.

 

Segundo consta, do ponto de vista do status interno na Fundação, os cargos são semelhantes. E, no que toca ao Casemi, Robson Zinn terá a atarefa de reestruturar o órgão, depois de um ano à frente do Case. Para tanto, está sendo elaborado convênio em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Cededica (Cededica). Aliás, também há consenso que Zinn realizou bom trabalho à frente do Case, tendo Santa Maria sido considerada unidade modelo pela direção da Fundação..”.

 

 

 

“Exclusivo (2). PMDB nomeia Viegas na Corsan. Mas tucanos mantêm Pacheco, como adjunto

 

Terá sido uma compensação? Não se sabe. Mas o fato é que, no início da noite de hoje, confirmou-se a nomeação do peemedebista José Viegas para a superintendência regional da Corsan. É o primeiro (e provavelmente o único) cargo de confiança regional do Governo do Estado que o PMDB consegue emplacar em Santa Maria, sob o governo Yeda Crusius.

 

Mas o tucanato da boca do monte não ficou a ver navios. O outro pretendente ao cargo, e atual Superintendente, Elias Pacheco Neto, que se filiou ao PSDB há dois meses, oriundo do PDT, foi confirmado como o Superintendente Adjunto. As duas nomeações, muito provavelmente, serão publicadas já nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado.

 

Ainda nesta noite, ou no máximo no início da manhã, trarei aqui uma análise das últimas decisões acerca de cargos regionais do governo gaúcho. E o que elas podem significar em termos de correlação de forças da política local. Pode aguardar.”

 

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Dos cargos de confiança regionais, só falta um ser preenchido. Pelo menos entre os considerados politicamente relevantes. Trata-se da Coordenação Regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Se me fosse dado o direito de apostar, diria que o escolhido será tucano. Sem a menor dúvida. É o que aponta, pelo menos, a lei das probabilidades.

 

Afinal, é do PSDB a quase totalidade dos CCs nomeados em Santa Maria. Com atraso, é verdade. Mas emplacados, devidamente. O time de Yeda Crusius na cidade simplesmente patrolou os companheiros de coligação, e assumiu todos os postos importantes, inclusive do ponto de vista eleitoral.

 

A nomeação de Vitélio Freitas para o Case, depois de já ter sido renomeado o titular dos últimos tempos de Rigotto, Robson Zinn (uma indicação institucional da presidente da Fase, Liliane Saraiva), agora realocado no Casemi, pode ser encarada como um emblema dos novos tempos. Sim, os tucanos mandam. E ponto.

 

Perguntará você, mas e a Corsan? Ali, deu PMDB. Mais ou menos, na verdade. O tucano (que chegou ontem ao partido, oriundo do PDT) Elias Pacheco Neto, que era o Superintendente, pretendia continuar. Ficou na suplência, como adjunto, assumindo este, José Viegas, para o posto principal. Pode não ser, mas dá toda a pinta de ser prêmio de consolação. Algo assim como pra dizer: “olha, nós não somos tão ruins assim, tanto que a Corsan é de vocês”. É? Talvez seja.

 

Mas que o PMDB não ficou faceiro de perder tudo o que tinha no governo Rigotto, embora seja também parceiro da administração Yeda, ah, não ficou. Como a política é “dinâmica”, pode até haver uma cicatrização. Que, porém, tende a não ser tão rápida quanto o necessário. Ou esperado pelos tucanos. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo