
Distribuído pela RAMA Arte e Cultura / Com foto de Marcos Oliveira
O curta-metragem Violeta, uma produção da RAMA Arte e Cultura, de Santa Maria (RS), acaba de conquistar um marco importante em sua trajetória: a assinatura de contrato com a Premiere Film, uma das mais respeitadas distribuidoras internacionais de curtas-metragens, sediada na Itália.
A Premiere Film possui em seu catálogo obras que receberam prêmios de prestígio como o Oscar, a Palma de Ouro, o David di Donatello e o Globo de Ouro. Reconhecida por seu rigor, a distribuidora afirma: “A Premiere Film não é para todo mundo. Selecionamos os melhores filmes, curtas-metragens e web séries.”
Com direção de Bi Naluna, o filme conta com uma equipe artística e técnica majoritariamente composta por profissionais de Santa Maria. A escolha de Violeta para integrar esse seleto catálogo internacional da Premiere é uma chancela inequívoca de sua qualidade técnica, poética e narrativa. Mais do que um contrato, esse passo significa que o filme passa a integrar o circuito global de festivais, mostras e plataformas, ampliando exponencialmente sua visibilidade e sua relevância artística.
No mercado audiovisual, ter um curta-metragem distribuído por uma empresa internacional desse porte é uma conquista extremamente rara e significativa. A grande maioria dos curtas produzidos no Brasil e no mundo não chega a ser distribuída de forma profissional, e muitos acabam restritos a exibições pontuais, ou redes sociais. Distribuidoras especializadas, como a Premiere Film, recebem milhares de propostas todos os anos e selecionam apenas um número muito limitado de obras com alto potencial artístico e de circulação.
Segundo a diretora Bi Naluna, “para filmes independentes e autorais ter uma distribuidora desse nível é como ganhar um passaporte para o mundo. Trata-se de um reconhecimento raro que abre portas, legitima nosso trabalho e projeta o cinema realizado no sul do Brasil no mapa internacional do cinema.”
Tema necessário: o silêncio em torno do luto gestacional
Violeta aborda de maneira sensível e poética o luto gestacional – tema ainda silenciado na sociedade – especialmente nos casos de aborto espontâneo. A narrativa ressoa com urgência no Brasil no momento em que o país se prepara para implementar a Lei nº 15.139/2025, conhecida como Lei do Luto Parental. A nova legislação estabelece diretrizes para a humanização do atendimento a mulheres e famílias que enfrentam a perda de um bebê durante a gestação, no parto ou nos primeiros dias de vida. A lei entra em vigor em 1º de agosto de 2025.
“Realizado através de uma perspectiva sensível e poética, Violeta desafia o silêncio em torno do luto gestacional, oferecendo um espaço onde a dor de tantas mulheres possa ser reconhecida”, afirma a diretora. Inspirado por experiências vividas por Bi Naluna, o curta é também um gesto de cura e conscientização sobre o tema.
A equipe
A equipe santa mariense que ganha reconhecimento internacional de seu trabalho é composta por Bi Naluna (direção, atuação, roteiro e produção), Felipe Dagort (roteiro, produção, assistência de direção e figuração), Marcos Oliveira (direção de fotografia, edição e finalização), Fernanda Ugalde (direção de arte e figurino), Luís Bittencourt (trilha sonora e mixagem), Rogério Pomorski (maquiagem) e Ronaldo Palma (desenho de som e mixagem).
Para o roteirista e produtor Felipe Dagort, a conquista marca uma virada para o cinema independente local:“Levar um filme feito de forma autoral e com recursos limitados a uma distribuidora internacional como a Premiere Film é algo muito significativo. É a prova de que nosso cinema, feito com profundidade e afeto, tem potência para circular no mundo.”
Com a chancela da Premiere Film, Violeta entra no radar de programadores e curadores internacionais. O filme fortalece o nome da RAMA Arte e Cultura como produtora comprometida com temas relevantes e processos criativos sensíveis – e coloca Santa Maria como pólo emergente de produção audiovisual autoral no Brasil.
O filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital executado pela Prefeitura Municipal de Maravilha (SC), realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, com a produção da RAMA Arte e Cultura.





Sim, bilhões assistirão o curta. #soquenao