31ª FEICOOP. Maior evento de economia solidária da América Latina abre com mais de 500 expositores
Feira também debate em Santa Maria ecologia integral e emergências climáticas

Por Lenon de Paula (com foto de Guilherme Brum) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Consolidando Santa Maria como referência em economia solidária e desenvolvimento rural, iniciou nesta sexta-feira (10) a 31ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Medianeira. A programação segue até domingo (12) com seminários, oficinas, palestras e mais de 500 expositores da gastronomia, artesanato e agroindústria.
Reconhecido como o maior evento de economia solidária da América Latina, a Feicoop reúne diversas delegações do Brasil e de países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai. O tema central desta edição é “Construindo a Ecologia Integral frente as emergências climáticas”. A programação completa pode ser conferida no link.
“A Feicoop é um patrimônio da nossa cidade, pois movimenta a economia, valoriza o pequeno produtor e nos coloca no centro do debate sobre desenvolvimento sustentável e justiça social. Santa Maria tem orgulho de sediar este encontro, que é fundamental para reconstruirmos nossa economia e nossa sociedade após os desafios climáticos recentes. Este evento rico representa a integração da América Latina e o esforço para promover um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Parabéns para todos os envolvidos e vida longa à Feicoop”, declarou o prefeito Rodrigo Decimo, acompanhado da vice-prefeita Lúcia Madruga no painel de abertura do evento.
A Prefeitura de Santa Maria é apoiadora da Feicoop e trabalhou em diversas frentes para a realização do evento, incluindo a revitalização da sinalização viária, a limpeza das ruas no entorno e a gestão do trânsito. Além disso, a administração municipal garantiu o apoio em saúde, com uma ambulância no local, e em infraestrutura, com um pavilhão da agroindústria familiar em parceria com o Estado.
O painel de abertura na tarde desta sexta-feira (10) entoou o conhecido provérbio “Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra” (uma citação do escritor Eduardo Galeano). O momento contou com apresentações artísticas e foi transmitido pela TV OVO.
“A Companhia Nacional de Abastecimento apoia a Feicoop por reconhecer o papel vital da agricultura familiar e da economia solidária para a segurança alimentar do país. Este é um espaço de resistência e de trocas que demonstra o poder da cooperação para construir cadeias produtivas mais justas e resilientes, garantindo comida de qualidade na mesa do povo”, pontuou o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
Também compuseram o painel de abertura o reitor da UFSM, professor Luciano Schuch; o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado, Jorge Pozzobom; deputados federais Elvino Bohn Gass; Paulo Pimenta e Dionilso Marcon. Representando o Poder Legislativo, estiveram presentes os vereadores, Valdir de Oliveira, Werner Rempel, Alexandre Vargas, Guilherme Badke, Helen Cabral e Marina Callegaro, e autoridades civis.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.