DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Pioneira entre as universidades do país, UFSM tem disciplina voltada ao esporte orientação

Aulas capacitam os alunos para a criação de cartografia ligada à modalidade

Por Milena Gubiani (Com arte de Lisa de Mello) / Da Agência de Notícias da UFSM

Iniciativa é para os acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento

O curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento, do Colégio Politécnico da UFSM, tem nova disciplina voltada para a extensão. Implementada neste segundo semestre de 2025, a disciplina de “Cartografia temática para atividades esportivas e de lazer na natureza” é pioneira não só na Universidade, como também no Brasil.

O professor voluntário do curso José Nilton Silva Vargas, responsável pelas aulas, destaca que o objetivo da disciplina é “qualificar os nossos futuros profissionais, geógrafos ou tecnólogos em geoprocessamento para que trabalhem com uma cartografia temática ligada à atividade esportiva que acontece na natureza”.

Parceria com escolas

A disciplina é organizada de maneira que contemple conhecimentos práticos e teóricos. Além da sala de aula, o conhecimento em relação à cartografia do esporte orientação será levado para as escolas municipais de Santa Maria, por meio de assessorias aos professores para que as atividades sejam praticadas nas escolas.

Essa parceria também está inserida no projeto OrientaCampus, em que a disciplina é o suporte para apoiar as oficinas de capacitação de professores na elaboração de mapa pedagógico para a iniciação no esporte orientação. As oficinas têm o objetivo de ensinar como elaborar mapas pedagógicos para utilização em sala de aula, pensando na realidade dos espaços disponíveis para desenvolver o esporte orientação nas escolas municipais.

Para a finalização da disciplina de “Cartografia temática para atividades esportivas e de lazer na natureza”, o professor explica o que será desejado: “um mapa para atividades, que chamamos de sprint, que são feitas em áreas urbanizadas, como em parques, em uma escala de 1 para 4.000. O sprint vai usar um conjunto de símbolos temáticos que são balizados pela Federação Internacional em um documento chamado Espron, que são as especificações internacionais para mapas”.

O esporte orientação

Essa atividade, esportiva ou de lazer, acontece na natureza, que é o campo do jogo. Para a prática, é necessário utilizar um mapa ou bússola. Os atletas saem juntos do mesmo ponto de partida, passam por pontos de controles, marcados no  terreno, que exigem comprovação que o atleta passou por aquele determinado local – em algumas situações esse ponto de controle é eletrônico. Após a passagem pelos pontos de controle, no menor tempo possível, o praticante se encaminha para a chegada do percurso. Consagra-se vencedor quem chegar primeiro.

O esporte possui as modalidades pedestre, precisão, em bicicleta e em esqui. A modalidade pedestre é disputada pelo competidor a pé nas distâncias sprint, média, longa e maratona. A modalidade de precisão é disputada por atletas com deficiência, enquadrados nas regras do Comitê Paralímpico. Na modalidade com o uso da bicicleta, o atleta tem que chegar nos controles com a bicicleta, pode cortar caminho, mas não pode sair fora da trilha. E na modalidade esqui, o atleta realiza o percurso na neve. 

Equipe de orientação da UFSM

A Universidade conta com uma equipe da modalidade desde 2019, que surgiu para disputar uma competição universitária. Atualmente, a equipe é composta por seis atletas, sendo três mulheres e três homens. Em agosto, a equipe disputou o Campeonato Gaúcho e conquistou medalhas de campeão e vice-campeão. Um dos vencedores foi o professor José Nilton, que treina a equipe. 

Para participar da equipe de orientação da Universidade, basta demonstrar interesse por meio do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD). Nos próximos semestres, o objetivo ofertar a modalidade no Esporte Universitário.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo