
Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gabriel
O Conservatório Municipal de Música Iza Meyer recebeu a doação de um piano alemão Boyen Berlin, da década de 1920, feita por uma família gabrielense em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição em prol da música e da cultura no município. O coordenador do Conservatório, Gilnei Oliveira, explica que o gesto solidário demonstra a valorização pelo ensino musical e fortalece a estrutura da instituição, que segue como referência na formação artística.
A doação foi realizada como forma de agradecimento pelos serviços prestados à população. O novo instrumento passa a integrar o acervo utilizado nas aulas, ampliando as possibilidades de aprendizado e prática para os alunos. Atualmente, o Conservatório conta com três pianos clássicos de marcas alemãs de renome, todos em perfeito estado de conservação e com manutenção em dia. Entre eles, destaca-se um dos instrumentos mais valiosos: um piano da tradicional marca Steinway & Sons, reconhecida mundialmente. Segundo registros históricos, pianos dessa mesma marca e modelo estavam entre os cinco instrumentos presentes no navio Titanic, o que evidencia a relevância e o valor cultural do acervo existente em São Gabriel.
O Conservatório Municipal Iza Meyer é o único no Rio Grande do Sul mantido integralmente por uma Prefeitura, fato que destaca o compromisso do município com a cultura, a educação e o acesso gratuito à formação musical. Em 2026, a instituição celebra 12 anos de atividades após sua reinauguração no Sobrado da Praça, consolidando-se como um dos principais espaços de ensino artístico da região. Atualmente, o Conservatório atende 191 alunos em todos os cursos oferecidos, sendo 62 somente no curso de piano, que já possui inscrições abertas para 2026. Candidatos tem até o dia 13 de fevereiro para confirmar interesse.
Outro marco importante será celebrado em 2026: o prédio histórico que abriga o Conservatório, o tradicional Solar da Praça Dom Pedro II, completa 200 anos. O local, que já serviu de hospedagem ao Imperador Dom Pedro II durante sua passagem por São Gabriel, carrega um legado histórico e cultural que se une à música e à educação, mantendo viva a tradição e o patrimônio do município.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.