Primeiro crematório de Santa Maria mais próximo. Agora vai? – por Luiz Roese
Desde os meus tempos em Santa Maria, a prefeitura tenta formas de melhorar a estrutura dos cemitérios públicos do Município. As tentativas para o Ecumênico não prosperaram até hoje, desde 2012.
A última licitação previa um investimento de R$ 8,5 milhões em obras como a construção de capelas mortuárias, crematório e novas carneiras. A vencedora ficaria responsável pela manutenção, limpeza, iluminação e segurança do cemitério por 15 anos. Após esse período, a administração, assim como todas as melhorias realizadas no local, voltariam para o Município. A intenção também era transferir as capelas mortuárias da Rua Floriano Peixoto, para o novo complexo.
A primeira licitação para o serviço foi lançada em maio de 2012, mas trancou porque uma empresa contestou a concorrência na Justiça. Em outras quatro concorrências, não houve interessados. A prefeitura entende que, frente ao crescimento da população, o espaço atual do cemitério Ecumênico é considerado defasado. Por isso, uma nova tentativa de licitação deve ser feita ainda este ano. Vamos aguardar.
Mas nem tudo parou. Outra licitação, para a concessão por 15 anos dos cemitérios São José e Parque Jardim Santa Rita de Cássia (foto acima) andou bastante. A concorrência prevê a instalação de equipamentos para a cremação, serviços de manutenção e obras de remodelação dos dois cemitérios. Na prática, o edital indica a construção do primeiro crematório da cidade, no Santa Rita.
Vale lembrar que o Santa Rita era particular, Mas uma ação civil pública condenou o Município a assumir sua administração. Além disso, ele é grudadinho ao São José, municipal desde sempre.
A vencedora dessa licitação já é conhecida: a empresa L Formolo Cia Ltda, de Caxias do Sul, com o valor de oferta de R$ 200.000. Apenas mais uma empresa concorreu. Outras três foram desclassificadas.
O Grupo L.Formolo tem seis unidades de atendimento funerário e mais de 25 capelas velatórias, sendo considerado líder de mercado no Estado, Os santa-marienses podem buscar referências com quem mora em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e São Marcos para tirar uma temperatura sobre o serviço na Serra.
No Santa Rita e no São José, são mais de 5 mil túmulos sob a administração do Município.
OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que você vê aqui João Alves, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.