Economia

ECONOMIA. Doutos já se convenceram do ‘pibão”. Mas humor é outro em relação a juros e inflação futuros

É sempre assim. Até parece pesquisa eleitoral eventualmente capciosa. Os números vão se ajeitando quanto mais próximo está o momento decisivo. No caso da previsão dos doutos do mercado financeiro (cuja opinião redunda no boletim semanal Focus, editado pelo Banco Central), pertinho do final do ano, já entrando no último trimestre, as previsões começam a colar no mundo real.

Assim é que, nesta segunda-feira, os caras até já elevaram a sua estimativa de Produto Interno Bruto: que deve mesmo ultrapassar, e bem, os 7%. Já, para não perder o costume e pensando em 2011, seu otimismo derrete diante da questão inflacionária e dos juros. Confira, a propósito, material publicado na versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:

Mercado eleva para 7,42% a previsão de alta do PIB neste ano

…O mercado financeiro elevou pela segunda semana consecutiva a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, segundo a pesquisa semanal Focus, divulgada nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central (BC). A estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano passou de 7,34% para 7,42%. Com o aumento, o número esperado se afasta ainda mais da previsão vista há um mês, quando estava em 7,09%. Para 2011, a previsão para o PIB foi mantida em 4,50%.

Já a expectativa para a alta de preços acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano recuou de 5,07% para 4,97%, ainda em um patamar acima do centro da meta de inflação para 2010, que é de 4,50%. Também na pesquisa Focus, a estimativa para o IPCA em 2011 teve um ajuste para cima, de 4,85% para 4,90%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo