LUNETA ELETRÔNICA. Renúncia fiscal pró-dupla Grenal, Pimenta no centro-sul, Carolina Berger premiada, Blattes na TV Câmara
* Uma dezena de propostas aprovadas ontem, na sessão deliberativa da Assembléia Legislativa.
* Uma delas, como TRATEI ontem à noite, foi a criação da Comissão Permanente de Segurança Pública.
* Das outras (para conhecer todas, clique AQUI), destaque para a que permite a concessão de incentivos fiscais à dupla Gre-Nal, que está reformando (Inter) e construindo (Grêmio) seus estádios.
* Cá entre nós, trata-se dinheiro público para entidades privadas. Ok, ok, ok. Haverá incremento de emprego e renda, mas ainda assim, só foi aprovada, pensa este (nem sempre) humilde repórter porque.. bem, sei lá por quê.
* E segue a animação dos candidatos, em suas campanhas eleitorais visando o 3 de outubro. O santa-mariense Paulo Pimenta (PT), por exemplo, esteve em meia dúzia de municípios do norte do Estado e do Planalto Médio.
* Já nesta quarta, o roteiro do petista já está no centro-sul gaúcho. A começar por Pelotas, onde, de manhã, tem reunião com lideranças e debate com representantes da BM, a quem apresenta suas propostas para a área de segurança pública.
* Na parte da tarde, duas cidades concentram as atividades de Pimenta: Capão do Leão (onde participa de mobilização com apoiadores) e Caçapava do Sul, onde divulga suas propostas no calçadão da comuna.
* A ginástica é grande. À noite, o candidato à reeleição à Câmara dos Deputados, além de ir a Lavras do Sul, retorna a Caçapava, onde participa de jantar com a comunidade, também com o candidato à Assembléia, Luiz Fernando Mainardi (PT).
* Mudando de assunto. Ontem à noitinha, sessão especial da Câmara de Vereadores, homenageou a jornalista santa-mariense Carolina Berger.
* Ela recebeu o Troféu Sérgio Assis Brasil, criado ano passado por iniciativa da edil Helen Cabral (PT), e destinado a personalidades da área cultural.
* Carolina teve seu nome chancelado pelos parlamentares, após ter seu nome indicado por segmentos que compõem o Conselho Municipal de Cultura.
* Foi uma bonita homenagem, como você pode conferir (AQUI), no material produzido pela assessoria de imprensa do parlamento comunal.
* Ainda a propósito de Legislativo, foi nomeada ontem a Comissão Especial que vai verificar o andamento da Contribuição de Iluminação Pública, a taxa da luz.
* Uma divergência que, pelo menos este repórter não conseguiu esclarecer, determinou uma baixa antes mesmo da instalação.
* Jorge Trindade (PT), proponente da comissão, se retirou, aparentemente por não concordar com a composição que, de acordo com o regimento (informou o presidente da Câmara, Paulo Denardin), incluiu também João Kaus (PMDB) e Manoel Badke (DEM).
* Resumo da ópera: outro nome será indicado na próxima sessão. Ah, o presidente do trio é o demista Badke.
* Na TV Câmara, enquanto isso, ex-edis são destaque no programa Memória Legislativa, a propósito sugerido pelo presidente Denardin.
* São entrevistados, normalmente, vereadores que têm história pra contar. Foi o caso, já, de Ony Lacerda (vereador por oito anos) e Eronu Paniz, que foi edil por sete vezes.
* Neste sábado, dia 25, o convidado é o advogado Sérgio Blattes um dos grandes edis de duas legislaturas – entre 1977 e 1985.
* O Memória Legislativa vai ao ar, a partir das 2 da tarde, na TV Câmara, canal 16, da NET.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Eu não estava em Santa Maria no período em que o Dr Blattes foi vereador. Mas lembro de sua campanha para prefeito (1996). Com ótimos projetos para a cidade, além de um marketing sem igual (os deBlattes e o ParmaBlattes). Proponho uma campanha: VOLTA BLATTES