Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, o cenário que está montado. Mas, e serão mesmo oito candidatos?

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda, 1º de agosto, no jornal A Razão:

Palacete da SUCV na mira de oito candidatos. Isso, antes de o jogo começar, meeesmo - só lá na metade de agosto (foto Carlos Nunes/AICV)
Palacete da SUCV na mira de oito candidatos. Isso, antes de o jogo começar, meeesmo – só lá na metade de agosto (foto Carlos Nunes/AICV)

Cenário pronto. Mas, e serão oito candidatos?

Faltam as convenções do PSTU (prefeito, vice e vereadores) e PSOL (Câmara). Mas, objetivamente, o cenário foi montado até ontem, com a oficialização dos pretendentes aos Palacetes da SUCV e da Vale Machado.

No caso da Prefeitura, são oito candidatos a ser registrados na Justiça Eleitoral. Mas é demasiada hipocrisia, indigna deste espaço e dos leitores, crer que são mesmo oito. É o número da largada. Em tese, todos têm chance. Na prática…

Objetivamente, contam questões como recursos financeiros, estrutura partidária, militância e capacidade de levar as propostas da melhor maneira ao eleitorado. Isso se verá a partir de metade de agosto, quando a campanha oficialmente iniciar. E então se notará o que hoje já é óbvio: há quatro, se tanto, ou extrapolando um pouco e admitindo a possibilidade de surpresa, cinco concorrentes. Não mais. E que, ao longo da campanha, o “mercado” eleitoral se encarregará de reduzir. É assim. Goste-se ou não.

CADA UM MOSTRA…

Observando o noticiário das convenções partidárias que se estenderam da quinta-feira até ontem, e dando uma boa olhada nas redes sociais, para ver o que eles próprios e seus militantes e dirigentes publicam, dá para ter uma boa ideia.

…O QUE TEM, HOJE!

Sim, cada uma das agremiações (e alianças) que pretende disputar o pleito de outubro mostrou o que tinha, não mais que isso, nos encontros homologatórios das candidaturas para prefeito e vereador.

HÁ DOIS PELOTÕES…

É evidente que, pelo número de militantes e filiados – fator que a coluna jamais negligenciou – e poder de fogo para arregimentar recursos, inclusive financeiros, há dois pelotões na disputa municipal.

…POR ENQUANTO

Mas isso é por enquanto. O estudo de eleições anteriores mostra que, ao longo da campanha, é possível (e até provável) que surjam mudanças. No caso santa-mariense, dá toda a pinta de ficarem três grupos. Que logo ficarão nítidos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo