COLUNA OBSERVATÓRIO. Mais um passo para privatizar a água em Santa Maria
Avança, com a anuência da Prefeitura, a tentativa de privatizar o abastecimento de água em Santa Maria, através de uma Parceria Público Privada a ser firmada pela Corsan. Isso, claro, se o próximo governo estadual, que comanda a companhia estatal, não frear o processo que ganhou novo passo há exatos 10 dias.
Em sua edição de 17 de novembro, o Diário Oficial do Estado publicou edital – reproduzido na terça-feira pelo SÍTIO do colunista – em que autoriza a CAB Ambiental (que explora os serviços em comunas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso) a fazer o desenvolvimento dos estudos de viabilidade voltados à Parceria Público-Privada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município de Santa Maria…”
A Corsan só poderia levar adiante isso tudo se tivesse a concordância do poder concedente. No caso, a prefeitura. Portanto…
“Rogério Ferraz”Eu só pego exemplos brabos e voce como C.E.O da Corsan, deveria ao menos, explicar o preço que é cobrado em Santa Maria? Por que esta falta de transparência, por que não divulgam os custos? Maneira pela qual todos saberíamos que a Corsan cobra um preço CERTO e JUSTO?? ou não??
Pois é! Eu digo que falta publicidade e tu critica. Mas, logo depois tu diz que não conhece a planilha de custos. Tu não conhece por que não foi publicada. Tu pensa que a água cai do céu e vai direto para a tua torneira, por que não é publicado como funciona a captação, tratamento e distribuição. Esta é a publicidade que falo. Tchê tu só pega exemplos brabos. Uruguaiana o prefeito não quer a Corsan por que tentaram lacrar um poço artesiano clandestino que tem no hotel dele. É vingança, e o povo vai pagar o pato, caso privatize. Quanto a mortalidade infantil, Itaqui bebe a mesma água de Uruguaiana, então como explicar que o índice é bem menor do que a mortalidade infantil de Uruguaiana? Ou seja, até tu está acreditando nas balelas do prefeito.
“Rogério Ferraz”Citei Bagé pois os preços de agua naquele municipio são bem acessiveis e em Santa Maria??Qual a planilha de custos que publicam??Por que o preço é digamos um tanto caro?O transporte coletivo( que eu acho caro) tem uma planilha de custos. A Corsan acha que não deve explicações.Justifique o preço cobrado pela empresa.O produto que vendem é igual aqui, Bagé, Uruguaiana ou POA é o mesmo.Em Uruguaiana o prefeito diz “A Corsan ajuda a aumentar a mortalidade infantil” falta de investimentos em esgoto
“Rogério Ferraz” Falta publicidade?? Achei que faltasse determinação, gerenciamento e bom trato com a coisa publica. A ponto do Ministério P. Estadual abrir procedimento pelas
promessas não cumpridas pela CORSAN. Publicidade?? Poucos dias atraz patrocinou apresentação de Balões( nada contra)
O dia que tiveres um tempo, te convido para dar um passeio pelas instalações da corsan. Tua ideia de como funciona e também sobre o custo para colocar água nas residências de Santa Maria estão completamente equivocados. Mas isto não é culpa tua. A propria gestão da corsan faz o povo da cidade pensar assim.
Falta publicidade sobre o funcionamento. Por exemplo, se dependesse apenas da água que vem por gravidade, 40% da cidade ficaria sem água.
De qualquer maneira, o convite está feito.
Abraço
PS. Bagé não é um bom exemplo. Falta água direto. Não fizeram os investimentos necessários e o resultado tu pode acompanhar pelo noticiário.
Imagina o bom negócio que é vender agua em Santa Maria: ela é captada(de graça), tratada e distribuida sem gastar um real, em energia(tudo por gravidade). Existem redes de distribuição em todo municipio. O maior serviço é dar a minima manutenção e COBRAR BEM!!( veja o preço de Bagé que os serviços são do municipio(DAEB). Para o esgoto existem varios financiamentos( com baixo custo) e depois cobra-se novamente. Não entendo por que do municipio não assumir estas vantagens todas??Chamar uma empresa para fazer este serviço.Convenhamos!!
Claudemir…?
No começo, até achei que a estória da Corsan fosse pirotecnia. Mas, diante de tanta insistência, quem sabe não aproveita uma destas coletivas convocadas pela Prefa e pergunta pessoalmente??? Te mexe…