Coluna

As duas audiências de abril da Kiss e os nomeados para a Saúde – por Luiz Roese

Abril terá duas audiências judiciais em Santa Maria relacionadas à Boate Kiss

Nunca é demais lembrar. Abril está prestes a começar e, com ele, virão duas audiências na Justiça de casos relacionados à Boate Kiss. A primeira delas será em 4 de abril, às 9h30, na 4ª Vara Cível de Santa Maria. Será ouvida a engenheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) Elisabeth Trindade Moreira. Ela está intimada a depor no processo dos quatro bombeiros acusados de improbidade administrativa, relacionado à tragédia da Boate Kiss.

Na Justiça Militar, em processo relacionado à tragédia, em novembro de 2015, Elisabeth ressaltou as falhas no Sistema Integrado de Gestão de Prevenção de Incêndio (Sigpi) e disse que os bombeiros e a prefeitura liberavam alvarás sem plantas. Na época, ela comentou perante o juiz: ”A prefeitura forneceu alvarás com base em um decreto que vai contra uma lei maior”. Elizabeth, que trabalhou um bom tempo na prefeitura de Santa Maria, disse ainda na Justiça: “Quem deveria fiscalizar as reformas (feitas na Kiss) era a prefeitura e que eu saiba não fez”.

Antes dela, no mesmo dia, pelo sistema de videoconferência, será inquirida a testemunha Luiz Carlos Neves Soares Jr, arrolada pela defesa do réu Daniel da Silva Adriano.  Neves Soares Jr. é subcomandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (Porto Alegre) e foi chefe de Prevenção de Incêndio do 5º Comando Regional dos Bombeiros (5º CRB), com sede em Caxias do Sul.

Nesse processo, quatro bombeiros – o coronel da reserva Altair de Freitas Cunha e o tenente-coronel da reserva Moisés da Silva Fuchs, que foram comandantes regionais dos bombeiros em Santa Maria, e dois ex-chefes da seção de Prevenção a Incêndio do Comando Regional dos Bombeiros de Santa Maria, o coronel da reserva Daniel da Silva Adriano e o capitão Alex da Rocha Camillo – estão no banco dos réus.

Já no dia 26 de abril, às 9h, na 1ª Vara Criminal de Santa Maria, serão ouvidas as testemunhas de acusação que faltam, no processo em que oito réus são acusados de falsidade ideológica. A acusação foi baseada no inquérito que investigou uma fraude na “consulta popular”, um documento encaminhado à prefeitura de Santa Maria para regularização da Kiss em 2009.

Segundo o Ministério Público (MP), os réus fraudaram esse documento, incluindo assinaturas de pessoas que não moravam a menos de 100 metros do estabelecimento, assinaturas em duplicidade e de pessoas que sequer existiam. Foram incluídas pessoas que assinaram o documento, apesar de não residirem na região da casa noturna. Na ação penal pela falsificação de documentos para a abertura da Boate Kiss, alguns aceitaram a proposta de suspensão condicional do processo, e outros não foram localizados. Para quem quiser pesquisar, o processo é o 02721300061992.

Dois dias antes de concurso perder validade, Estado nomeia servidores para a saúde

Essa foi por pouco, aos 45 do segundo tempo. Mas a mobilização de conselhos, sindicatos e outras entidades contribuiu para garantir que mais 600 aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Saúde de 2014 fossem nomeados. A chamada dos concursados foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 16 de março, dois dias antes do término da validade do concurso.

Para a 4ª Coordenadoria de Saúde, que tem sede em Santa Maria, foram nomeados assistentes em saúde, arquiteto, enfermeiros, engenheiro de alimentos, engenheiro químico, médico regulador e médico veterinário.

Até então, primeiramente, haviam sido nomeados 710 aprovados, em cinco chamadas. Depois disso, apenas 30 novos servidores foram chamados. O concurso previa preencher 1,5 mil vagas.

CLIQUE AQUI PARA LER A LISTA DE TODOS OS NOMEADOS , INCLUSIVE SANTA MARIA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo