PREÇOS. Inflação santa-mariense é de 2,36% nos últimos 12 meses. Em abril, a variação foi de +0,13%
Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana, com imagem de Reprodução
O Índice do Custo o de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em abril em + 0,13%. Nos três primeiros meses do ano a variação foi de + 0,68% e nos últimos 12 meses + 2,36%.
Neste mês de abril o grupo Saúde e Cuidados Pessoais apresentou uma representativa
elevação nos preços ao consumidor, em relação aos meses anteriores e aos demais
grupos que compõe o ICVSM, registrando a marca de +1,61%. Este fato deve-se a real incorporação do aumento dos medicamentos, autorizado pelo governo no mês anterior, em conjunto com o final de algumas promoções oferecidas pelas farmácias, que retardaram o mesmo afim de aumentar suas vendas no período.
Destaque neste mês para alta nos preços do talco (+10,6%), esmaltes e acetonas (+9,3%), remédios para os rins e otológicos (+9,2) e remédios estimulantes (+7,5%). Entre os poucos itens que apresentaram redução dos seus valores estão os remédios bronco-dilatadores (-6,7%), os redutores de colesterol (-2,0%) e os sabonetes (-1,7%).
O grupo transporte apresentou aumento de (+1,26%), especialmente devido ao aumento nos preços da gasolina aditivada de 3% e de 2,7% da gasolina comum…”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.