PREÇOS. Inflação santa-mariense é de 2,36% nos últimos 12 meses. Em abril, a variação foi de +0,13%

PREÇOS. Inflação santa-mariense é de 2,36% nos últimos 12 meses. Em abril, a variação foi de +0,13% - ufn-inflaçãoDa Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana, com imagem de Reprodução

O Índice do Custo o de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em abril em + 0,13%. Nos três primeiros meses do ano a variação foi de + 0,68% e nos últimos 12 meses + 2,36%.

Neste mês de abril o grupo Saúde e Cuidados Pessoais apresentou uma representativa

elevação nos preços ao consumidor, em relação aos meses anteriores e aos demais

grupos que compõe o ICVSM, registrando a marca de +1,61%. Este fato deve-se a real incorporação do aumento dos medicamentos, autorizado pelo governo no mês anterior, em conjunto com o final de algumas promoções oferecidas pelas farmácias, que retardaram o mesmo afim de aumentar suas vendas no período.

Destaque neste mês para alta nos preços do talco (+10,6%), esmaltes e acetonas (+9,3%), remédios para os rins e otológicos (+9,2) e remédios estimulantes (+7,5%). Entre os poucos itens que apresentaram redução dos seus valores estão os remédios bronco-dilatadores (-6,7%), os redutores de colesterol (-2,0%) e os sabonetes (-1,7%).

O grupo transporte apresentou aumento de (+1,26%), especialmente devido ao aumento nos preços da gasolina aditivada de 3% e de 2,7% da gasolina comum…”

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *