CIDADE. “Uma noite no arquivo”, verdadeiro passeio pela história de Santa Maria, inicia daqui a pouco, às 7
Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Nesta sexta-feira (10), um dos equipamentos culturais mais importantes de Santa Maria abrirá suas portas para a visitação em um horário inusitado. A partir das 19h, o Arquivo Histórico Municipal promove a segunda edição do Uma Noite no Arquivo, evento realizado para proporcionar a aproximação do local com a comunidade. A atividade integra a PROGRAMAÇÃO do Mês da Cultura 2018 e é realizada pela equipe do Arquivo e pela Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal (AMARQUHIST).
De acordo com a arquivista responsável pelo Arquivo, Daniéle Calil, o evento deve reunir professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, associados e visitantes. A segunda edição do Uma Noite no Arquivo vai marcar o aniversário de 60 anos do Arquivo Histórico Municipal, comemorado em dezembro, e os oito anos de atividades da AMARQHIST.
Além disso, outras três atrações estão programadas para a noite desta sexta: a entrega oficial do Acervo do Jornal A Razão, a posse da Diretoria e Conselho Fiscal da AMARQHIST para o biênio 2018-2020 com a confraternização pelos oito anos de existência e o lançamento do Guia do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria – 2ª edição.
SERVIÇO
O QUÊ: Uma Noite no Arquivo – 2ª edição
QUANDO: 10 de agosto, sexta-feira
HORÁRIO: 19h
ONDE: Arquivo Histórico Municipal (Rua Appel, nº 900 – Bairro Nossa Senhora de Fátima)
PROMOÇÃO: Prefeitura Municipal de Santa Maria
REALIZAÇÃO: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Arquivo Histórico Municipal e Associação dos Amigos do Arquivo Histórico
ENTRADA FRANCA
SOBRE O ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA MARIA
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) foi criado no ano de 1958, dentro do contexto das comemorações do centenário da cidade. A Lei Municipal número 784 de 22 de dezembro de 1958, assinada pelo prefeito Vidal Castilho Dania, formalizou o objetivo de sua origem “conservar todos os objetos e documentos relativos à história do município de Santa Maria/RS”.
A partir do ano de 1992, através de um ato do prefeito Evandro Behr (Lei Municipal número 3568 de 16 de dezembro), o Arquivo Histórico passou a fazer parte da estrutura organizacional da Secretaria de Município da Cultura, onde atualmente constitui-se em um dos seus equipamentos culturais.
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, com quase sessenta anos de existência, constitui-se num importante local de memória do município, construída a partir dos documentos, jornais, fotografias, mapas, livros e revistas que compõem o seu acervo para a pesquisa dos mais diferentes usuários.
Os serviços oferecidos pelo local incluem pesquisas no acervo, visitas guiadas, aulas práticas, exposições permanente e itinerante, bem como realiza encontro anual de seus pesquisadores, oficinas e palestras de educação para o patrimônio.
ACERVO DOCUMENTAL
- Acervo documental da administração pública municipal de Santa Maria/RS (1868 a 1975);
- Acervo iconográfico com imagens que ilustram a história e evolução do município e região desde o ano de 1890;
- Acervo bibliográfico: obras de referência sobre Santa Maria/RS e assuntos em geral;
- Coleção de jornais local, regional, nacional e internacional (1853 até os dias atuais);
- Coleção de moedas nacionais (1938 a 1986);
- Coleção de revistas nacionais (1968 até os dias atuais);
- Coleção do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria.
ACERVO DIGITAL
Processos crime da Comarca de Santa Maria – 1910 a 1946
Fotografias de Santa Maria e região a partir de 1890
Acesse o site http://web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico/ e clique em “Acervo Digital”…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.